Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/1/2013 - RMG - Boa-Noite do Reitor-Mor no encerramento da Sessão Invernal do Conselho Geral
Fotos do artigo -RMG – BOA-NOITE DO REITOR-MOR NO ENCERRAMENTO DA SESSÃO INVERNAL DO CONSELHO GERAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Ontem à noite, 23 de janeiro, o Reitor-Mor deu a Boa-Noite aos Salesianos da Casa Geral acerca da Sessão Hiemal do Conselho Geral. O encerramento oficial se dará amanhã, 25 de janeiro.

A sessão iniciou no fim de novembro com Encontro dos Inspetores da Europa, que avaliaram o andamento do Projeto Europa (PE) e puseram as bases para uma informação que se deverá levar ao Capítulo Geral 27. O Reitor-Mor recordou como o PE seja um projeto de Congregação – a presença de todo o Conselho no Encontro é disso uma prova – e como seja diferente dos projetos lançados precedentemente. Fundado na revitalização interior, endógena, do carisma pelos Salesianos, esse leva em seguida a perguntar-se onde, hoje, a sua ação seja mais socialmente significativa, e pastoral e vocacionalmente mais fecunda (reestruturação), considerando o Velho Continente como terra de missão (envio de missionários).

Duas as atividades especiais também envolveram o Conselho durante os meses de dezembro e janeiro: o Curso para Inspetores de recente nomeação, “iniciativa de grande valor para a identidade, unidade e vitalidade da Congregação, e que requer muito tempo, dedicação e energias”; os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS), “experiência que se revela cada vez mais envolvente e efetuosa, para o crescimento carismático da Família de Dom Bosco e para a sinergia em torno ao tema da Estreia”.

Durante as 24 sessões do Conselho foram:

  • nomeados quatro Inspetores: P. François Düfour, confirmado Superior da Visitadoria África Meridional; P. Gabino Hernández, para a Inspetoria México–México; P. Andrzej Wujek para a Inspetoria da Polônia-Varsóvia; e P. Daniel Federspiel Para a Inspetoria da França–Bélgica Sul;
  • estudadas oito relações de Visitas Extraordinárias: Argentina Sul, Índia–Nova Délhi, África Ocidental Anglófona, Haiti, Bolívia, Coreia, República Tcheca, Espanha-Barcelona;
  • distribuídos os fundos das Procuradorias e aprovado o Orçamento para 2013.

Diversos os temas estudados pelos Conselheiros. O primeiro foi o Repensamento da Pastoral Juvenil, tema pedido explicitamente pelo CG26. O P. Attard apresentou em Conselho um primeiro esboço de documento elaborado com a contribuição de uma Equipe de especialistas, de uma especial comissão e de relações chegadas das Inspetorias. O Conselho voltará ao tema no Pleno Estivo, a fim de definir o texto que apresentar ao CG27.

Foi elaborado o esquema para a Relação que se apresentará ao CG27. Os Conselheiros Regionais e de Setor, como os demais componentes de animação da Congregação, deverão entregar até o fim de julho de 2013 suas contribuições, a fim de redigir um texto final sobre o estado da situação e sobre as linhas de desenvolvimento futuro.

O Reitor-Mor disse outrossim algumas palavras sobre a crise econômica que, por seus efeitos, está comprometendo a solidariedade para com algumas realidades necessitadas.

No que se refere às obras salesianas no Norte África, enquanto o Marrocos continua com a Inspetoria França–Bélgica Sul, a Tunísia passa à Inspetoria da Itália-Sicília. Em ambos os casos, o pessoal será fornecido pelo Reitor-Mor e seu Conselho.

Mais uma vez deu-se atenção ao ‘Don Bosco International’ para que se torne um organismo que seja cada vez mais o rosto civil da Congregação na Europa, especialmente para questões atinentes à missão salesiana, também, e sobretudo, na perspectiva da promoção dos direitos humanos.

Algumas sessões do Conselho Geral foram dedicadas à atualização da reflexão sobre o tema das estruturas de animação e governo da Congregação, à Postulação das Causas dos Santos salesianos e à preparação do CG27.

Antes de concluir o Reitor-Mor informou a respeito do seu estado de saúde que, nos últimos meses registrou bons progressos, e sobre como os seus encargos sejam agendados após ouvir as indicações dos médicos.

Publicado em 24/01/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês