Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

10/12/2012 - Costa do Marfim - Condolências dos Salesianos pela morte do Núncio Apostólico
Fotos do artigo -COSTA DO MARFIM – CONDOLÊNCIAS DOS SALESIANOS PELA MORTE DO NÚNCIO APOSTÓLICO

(ANS – Abidjan) – Na noite de sábado, 8 de dezembro, morreu em desastre automobilístico, Dom Ambrose Madtha, Núncio Apostólico na Costa do Marfim. Dom Madtha, presente no país desde 2008, mantinha estreito e ótimo relacionamento de estima e colaboração com a Comunidade salesiana, especialmente nos períodos mais duros da crise política e da guerra civil.

O triste acontecimento ocorreu em Biankouma, perto de Man, no oeste do País, e nele teria morrido também o motorista, enquanto o secretário e uma religiosa ficaram apenas feridos.

O P. Faustino García Peña, Superior da Visitadoria da África Ocidental Francófona – a que pertence a presença salesiana na Costa do Marfim – enviou uma mensagem aos seus coirmãos pelo triste evento. Especialmente dirigiu-se ao P. Carlos Berro, P. Cyprien Ahouré e ao Salesiano Irmão Sr. Justin Ajavon, membros da comunidade de Duékoué, que no período mais duro dos confrontos entre as facções dos dois pretendentes ao cargo de Presidente da República, Laurent Gbagbo e Alassane Ouattara, haviam longa e frutuosamente colaborado com o Núncio Apostólico.

“Desde que soube do desastre – escreveu o P. García Peña – pensei imediatamente em vós (…) porque sei quanto o estimáveis e ele vos estimava a vós. Imagino que deveis estar mui chocados, como todas as pessoas que o conheciam, sobretudo em Duékoué, bem sabendo de todo o bem que fez à população mais necessitada durante o tempo da crise”.

“Hoje (ontem, ndr) celebrei por ele. Julgo que Deus já o achava digno de Si e desejou tê-lo Consigo. Isto nos consola, sobretudo pensando no dia em que ele morreu: na festa de Maria Imaculada, Mãe do Advento, da Esperança. Mais do que nunca em circunstâncias como esta somos chamados a testemunhar a nossa esperança e a nossa fé, e a encorajar os demais a manterem esta Esperança, apesar da tristeza e da dor que nos possam invadir” – conclui o Superior.

Nos dias dos combates na Costa do Marfim, Dom Madtha se havia distinguido também pelo empenho demonstrado na mediação e na busca de soluções pacíficas entre os dois rivais. O Presidente Ouattara, ao saber da notícia da morte do Núncio Apostólico, manifestou a sua “profunda consternação”, enviando suas “sentidas condolências” à Igreja, ao Corpo Diplomático, à Família do grande desaparecido.

Publicado em 10/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês