Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

26/10/2012 - Espanha - O Centro Juvenil como resposta para as necessidades dos jovens de hoje
Fotos do artigo -ESPANHA – O CENTRO JUVENIL COMO RESPOSTA PARA AS NECESSIDADES DOS JOVENS DE HOJE
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Logroño) – O saldo do 17 º Congresso do Estado de Centros Juvenis Salesianos, realizada no Instituto Salesiano Domingos Sávio Logroño, no período de 12 a 14 de outubro, foi um documento com 90 propostas aptas a responder às demandas dos jovens de hoje. O evento contou com a presença de 150 pessoas entre leigos, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, além de representantes das nove Federações dos Centros Juvenis da Espanha e da Confederação Dom Bosco, que se reuniram para analisar os problemas da juventude de hoje.

Participaram da cerimônia de abertura, liderada pelo presidente da Confederação Dom Bosco, Ángel Gudiña, autoridades municipais, provinciais e nacionais e da Família Salesiana, assim como o Conselheiro Geral para a Europa Oeste, padre José Miguel Núñez Moreno, Inspetores da Espanha e padre Koldo Gutiérrez, diretor do Centro Nacional Salesiano para a Pastoral Juvenil. Também esteve presente o bispo da diocese de Calahorra e La Calzada-Logroño, dom Juan José Ornella.

Nos discursos de abertura, Santi Dominguez Fernandez, Coordenador Nacional dos Centros Juvenis, apontou as 12 características de qualidade que diferenciam os Centros da Juventude Salesiana de outras organizações e estruturas, enquanto Ricardo Ibarra, presidente do Conselho Juvenil da Espanha, mostrou-se contrário ao uso da definição "geração perdida" e provou sua teoria afirmando: "Este é um Congresso, em que muitos jovens provenientes de diferentes partes da Espanha, discutem e tiram conclusões para procurar melhorar o nosso mundo."

Nos meses que precederam o congresso foram organizadas 13 mesas de diálogo estruturado, envolvendo representantes do governo, conselhos e organizações juvenis, instituições de ensino e membros da Família Salesiana e da Igreja. O objetivo desses trabalhos foi identificar os temas de maior interesse que foram discutidos em Logroño.
 
Durante os 3 dias de debates foram realizadas dez mesas-redondas simultâneas, cada uma com um programa de trabalho específico, previamente desenvolvido por especialistas do setor. Cinco deles falavam sobre o compromisso dos centros juvenis à luz dos salesianos:

  • Identidade dos animadores salesianos
  • Opção cristã de fronteira
  • Rumo a um quadro de referência para os centros juvenis
  • Trabalho em rede
  • Acompanhamento nos centros juvenis

E outros cinco referiram-se ao compromisso em chave associativa:

  • Novas formas de lazer
  • Novas formas de voluntariado
  • Novas formas de participação dos jovens
  • Atenção à diversidade e à interculturalidade
  • Emprego de jovens e emancipação

As 90 conclusões das diversas mesas redondas foram redigidos com formato de # hashtag para facilitar sua difusão nas redes sociais.

Postado em 26/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês