Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/8/2012 - Itália - CGS - Tornar os jovens protagonistas do cinema
Fotos do artigo -ITÁLIA – CGS - TORNAR OS JOVENS PROTAGONISTAS DO CINEMA

(ANS – Giffoni) - Encerrou-se no dia 24 de julho o Laboratório de Cinema Giffoni, promovido pela Associação Nacional dos Cineclubes Juvenis Socioculturais (CGS, sigla em italiano), do qual participaram para mais de 80 pessoas entre professores, agentes culturais, animadores e jovens da escola média. A iniciativa realizou-se à margem do ‘Giffoni Film Festival (GFF), manifestação internacional nascida em 1971 para promover o cinema para juveníssimos. O Laboratório Cinema Giffoni propôs dois percursos.

O primeiro – dedicado aos professores, agentes culturais e animadores – debateu temas de relacionamento entre cinema e didática. Durante o curso, cerca de 60 horas, foram apresentados os curtas-metragens do projeto Percursos de vida, realizados pelas associações CGS locais. Os participantes seguiram também os eventos do Festival – desde a visão dos filmes em concurso nas várias seções até aos espetáculos de teatro e concertos.

O segundo, dirigido a uma representação de jovens das escolas médias, de Macerata e de Alássio, apresentou um específico percurso sobre a avaliação crítica dos filmes. Os jovens produziram além disso videoracontos cotidianos sobre a experiência. Ao grupo uniu-se mais um grupo de rapazes presentes ao GFF, procedentes de outras realidades territoriais.

O CGS outorgou também prêmios seus próprios. O júri dos jovens CGS atribuiu o Prêmio “CGS Percursos Criativos 2012”, ao filme “Milo”, de Berend e Roel Boorsma, com a seguinte motivação: “Porque, através de uma história original e bem escrita, afronta os temas da aparência e da aceitação de si, assaz vizinhas à sensibilidade dos adolescentes de hoje, sem decair para os lugares comuns ou para previsíveis soluções narrativas; e porque se coliga de modo intrigante com o fio condutor do festival. A qualidade da direção e das interpretações dos atores torna a obra estimulante e capaz de suscitar curiosidade e reflexões, através do uso de modalidades expressivas compreensíveis, e apreciáveis também por um público de juveníssimos”.

O Prêmio CGS “La Bottega Digitale” foi para o filme “The Foster Boy” (Der Verdingbub), de Markus Imboden: “Porque  afronta temáticas com freqüência ignoradas, como a exploração de menores, violências gratuitas, afirmação pessoal a todo o custo; critica hipocrisias e injustiças, juventudes roubadas, representando não só as dificuldades dos meninos mas também descrevendo o sonho de quem quer encontrar a sua felicidade na música. Entendemos premiá-lo também pelo impacto emotivo que provocou em todos nós, graças às imagens fortes envolvidas por uma atmosfera gélida e alianada”.

O mesmo júri atribuiu Menção Especial ao filme Milo.

O CGS é sócio do ‘EuroClip Don Bosco’, festival europeu de curtas-metragens, aberto aos jovens, e promovido pelos Dicastérios para a Comunicação Social e a Pastoral Juvenil. O evento, do qual participam diversas Inspetorias e nações da Europa salesiana, celebrar-se-á no outono do 2013.

Publicado em 02/08/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês