Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/4/2012 - Itália - Aprender fazendo: jovens alunos na MECSPE 2012
Fotos do artigo -ITÁLIA – APRENDER FAZENDO: JOVENS ALUNOS NA MECSPE 2012
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Parma) – De 29 a 31 de março realizou-se em Parma a anual feira internacional da indústria manufatureira (MECSPE). Para o encontro contribuíram também alunos de alguns institutos educativos salesianos, que, na área de um estágio formativo, acompanharam os visitantes a descobrir na exposição as tecnologias mais inovadoras.

A Feira MECSPE 2012, que se estende através de 8 salas temáticas e 15 praças de excelência, espaços criados para exaltar a inovação e a pesquisa, contou com a adesão de mais de 1 000 firmas expositoras, com a realização de dez encontros e com cerca de 100 miniconferências organizadas por empresas, universidades e institutos de pesquisa.

Graças à colaboração ativada pelos organizadores da MECSPE com o Centro Nacional Obras Salesianas-Escola (CNOS-ESCOLA) e Formação e Atualização Profissional (CNOS-FAP), um papel de protagonistas foi reservado a alguns jovens alunos dos institutos salesianos.

No âmbito de um estágio formativo, 12 alunos do ‘colegial’, dos Centros de Milão, Verona, Arese e Sesto San Giovanni, estiveram empenhados num percurso prático e direto de aprendizagem, no qual puderam conhecer em pré-estréia as tecnologias manufatureiras expostas na feira; sucessivamente tiveram o encargo de acolher e acompanhar, ao longo do percurso da visita, aos estudantes dos Institutos Técnicos credenciados na manifestação, ilustrando acerca das várias inovações e tecnologias expostas.

“A feira é uma oportunidade única para preparar-se ‘no campo’ e constitui também uma importante conexão com as indústrias de setor, sempre em busca de jovens figuras profissionais especializadas, visando empregá-las em suas próprias realidades” – disse a tal fim Maruska Sabato, ‘Project Manager’ da manifestação.

No fim da manifestação, aos doze alunos foi conferido um atestado de participação. Os estudantes além disso são agora chamados a redigir uma tese sobre um assunto de tecnologia apresentado na feira. Os trabalhos, a serem encerrados no fim do ano, passarão pela avaliação da Comissão técnica da manifestação: os três melhores serão premiados na edição-2013, da MECSPE.

Também o P. Luigi Coffele, responsável salesiano pela colaboração com a MECSPE, ficou muito satisfeito com a iniciativa: “Não posso deixar de confirmar os elementos de ‘motivação’ que estão na base da experiência, não só para os jovens diretamente envolvidos no evento mas também para os companheiros de classe, que os acompanham com uma emoção e participação interessadas e atuantes”.

Publicado em 11/04/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês