Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/3/2012 - Serra Leoa - ‘Don Bosco Fambul’ inaugura uma linha de escuta para crianças
Fotos do artigo -SERRA LEOA – ‘DON BOSCO FAMBUL’ INAUGURA UMA LINHA DE ESCUTA PARA CRIANÇAS

(ANS – Freetown) – Nestes dias a obra salesiana “Don Bosco Fambul”, de Freetown, apresentou oficialmente uma linha de escuta e consultoria, de alcance nacional, especificamente dirigida a crianças. Inaugurou o novo serviço o Ministro do ‘welfare’, dos gêneros e das crianças, Dr. Stephen J. Gaojia.

Em Serra Leoa devem os menores com freqüência defrontar-se com variadas problemáticas: desde problemas pessoais, familiares, escolares, legais, desemprego, até ao trabalho-de-menores, à marginalização, às violências sexuais, às mutilações genitais, ao tráfico de menores, à Aids... Crianças e adolescentes encontram-se por vezes perante situações tão desesperadoras que não têm nenhuma possibilidade de as resolver sem o auxílio de outrem. E com freqüência o problema é ulteriormente agravado pelo medo, pela solidão e pela sensação de impotência.

Por isso foi ativada a linha de auxílio a crianças: está assim ativa todos os dias, durante as 24 horas. A linha de escuta “116” vê alternar-se ao telefone assistentes sociais, advogados e enfermeiros, que oferecem informações, consultoria e auxílio prático às crianças que precisam. Todas as chamadas são tratadas de modo anônimo e confidencial, e em virtude de um acordo entre a obra ‘Don Bosco Fambul’ e todas as agências de telecomunicações de Serra Leoa – Airtel, Africell e Comium – está garantida a gratuidade do serviço.

Já neste breve espaço de operacionalidade a linha conseguiu significativos sucessos. Durante uma entrevista coletiva de imprensa, p. ex., um menino de 13 anos relatou como, depois de ter sido preso sem nenhum motivo pela polícia, conseguiu chamar a linha de auxílio 116: imediatamente os agentes sociais que ali operam chegaram em seu socorro e lhe conseguiram a pronta liberação.

O Diretor do ‘Don Bosco Fambul’, Sr. Lothar Wagner SDB, deposita grandes esperanças no novo projeto de auxílio telefônico: “Com todos os nossos projetos buscamos estar presentes para ajudar as crianças, os adolescentes e os jovens que devem enfrentar crises pessoais. Dedicamos a eles todo o nosso tempo, sem exceção: de dia e de noite, nas férias e nos dias festivos”. Nessa perspectiva insere-se também o trabalho do novo projeto de assistência telefônica: “Queremos evitar que as crianças acabem na rua. Queremos dar apoio e fornecer possíveis soluções para que quanto antes retomem o controle da própria vida”.

‘Dom Bosco Fambul’ ajuda meninos de rua e jovens desempregados, como também às suas famílias em Freetown, há já mais de 10 anos. Além do trabalho com as crianças das favelas, a obra oferece um programa de reabilitação de 10 meses a 70 meninos de rua; outros 1500 ex-meninos/meninas de rua são mantidos pelo projeto para a sua recondução à família. É oferecido também um refúgio a meninas vítimas de violência, enquanto que cerca de 400 meninas e jovens mulheres recebem uma bolsa de estudo ou uma formação profissional de 18 meses. A obra mantém também um centro juvenil aberto todos os dias; e ativo também no trabalho de dar apoio às famílias. A começar deste ano ‘Don Bosco Fambul’ é outrossim reconhecido como membro da “Child Helpline International”, rede global que coliga as linhas de escuta para menores.

Publicado em 13/03/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês