Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

13/3/2012 - República Tcheca - Na Multimídia prioridade às pessoas
Fotos do artigo -REPÚBLICA TCHECA – NA MULTIMÍDIA PRIORIDADE ÀS PESSOAS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Ostrava) – Confiança em Deus e nos jovens foi o binômio que orientou o 2º encontro dos centros de produção multimídia da Europa, realizado de 8 a 11 de março, em Ostrava, na República Tcheca. O Conselheiro para a Comunicação Social, P. Filiberto González, várias vezes sublinhou o valor e a importância das pessoas – das que trabalham e dos destinatários – nos processos de comunicação pessoal e de produção multimídia.

O Centro de Pastoral da Diocese de Ostrava-Opava e os ambientes de TV Noe-Telepace sediaram os 21 participantes, representantes de várias realidades de produção Multimídia da Europa: Eslováquia, Itália, Espanha, República Tcheca, Portugal, França e Malta. Variada a participação: Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Leigos, Jovens – todos empenhados, cada qual a seu modo, dentro de estruturas de comunicação.

Abriu os trabalhos uma breve saudação de Dom František V. Lobkowicz, Bispo de Ostrava-Opava, que aproveitou da ocasião para agradecer quanto os salesianos fazem na sua diocese, sobretudo pelo serviço que oferece a TV Noe-Telepace. O Conselheiro para a Comunicação indicou imediatamente os termos de referência para o trabalho dos quatro dias: “Como cristãos estamos conscientes de que o nascimento e a configuração da Europa, queira-se ou não aceitar, estão marcados pelas comuns raízes cristãs. A Igreja e a Congregação não ficaram de braços cruzados perante a opção de fazer desaparecer essa consciência: a Igreja encaminhou um processo para uma Nova Evangelização e a Congregação salesiana lançou o ‘Projeto Europa’; e outras iniciativas”.

O encontro, pondo-se em continuidade com o realizado em 2010 em Bratislava, desejou estabilizar as sinergias já em ato entre alguns centros, insistir na participação da mesma missão da Congregação, de modo especial do Projeto Europa e da Nova Evangelização, e desenvolver iniciativas em vista do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (2015).

Precioso foi o trabalho desenvolvido nos trabalhos de grupo: permitiu o conhecimento e o confronto sobre a identidade salesiana dos vários centros; os modelos organizativos, de gestão e econômicos. Forte a exigência de se fazer entrar em rede os vários produtos realizados e a consciência de que a internete é o primeiro ambiente que se deve freqüentar para encontrar-nos com os jovens através das várias produções.

Completaram o programa dos trabalhos uma visita ao Museu minerário “Landek Park”, de Ostrava, e uma sessão de fraternidade.

Publicado em 13/03/2012 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês