Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/3/2011 - Chile - Queremos continuar a nossa ação evangelizadora
Fotos do artigo -CHILE – QUEREMOS CONTINUAR A NOSSA AÇÃO EVANGELIZADORA
(ANS – Lo Cañas) – Sexta-Feira, 25 de março, encerrou-se a Visita de Conjunto à Região América Cone Sul. O Reitor-Mor, em sua fala de encerramento, insistiu por empenhar-se em atuar a verificação das quatro áreas objeto de reflexão durante o encontro: a missão salesiana num contexto globalizado; a Missão na América Cone Sul; a reconfiguração, a gestão e a sustentabilidade das presenças; a disciplina religiosa.

O Reitor-Mor iniciou a sua reflexão referindo-se aos documentos da Congregação. “Reconhecendo que o mundo em que vivemos e realizamos a missão de Dom Bosco pelos jovens, especialmente pelos mais pobres e necessitados, não é apenas cenário da nossa presença e atividade, mas é, antes, um interlocutor privilegiado, ou melhor, o lugar onde respondemos aos jovens e, com eles, a Deus – creio que seja necessário definir os desafios do momento histórico em que vivemos, pondo em evidência as oportunidades para o renovamento da vida e da missão salesiana”.

A Congregação Salesiana, segundo o P. Chávez, está obrigada a enfrentar os novos desafios e empenhos em nível cultural, eclesial, institucional e pessoal. Para a Região América Cone Sul cada um desses desafios implica um reexame e um consequente empenho, que será visível nas propostas desenvolvidas pelas várias Inspetorias.

Falando da missão na Região América Cone Sul, o Reitor-Mor reconheceu que a evangelização da América é um testemunho eloqüente do continuo esforço missionário feito pela vida consagrada e que, ainda hoje, a sua contribuição à nova evangelização continua a ser de fundamental importância. “Em comunhão com os nossos bispos, os salesianos da Região América Cone Sul continuam a promover a ação evangelizadora da Igreja, chamada a fazer de todos os seus membros, discípulos e missionários de Cristo – Caminho, Verdade e Vida –, a fim de que estes nossos povos tenham vida nEle. Os empenhos são os de fortalecer a identidade carismática, repensar a pastoral juvenil e vocacional, redimensionar as Inspetorias e cuidar da disciplina religiosa”.

A seguir o P. Chávez se deteve a considerar o tema do redimensionamento das presenças, afirmando que um autêntico processo de conversão espiritual e pastoral leva os salesianos a colocar-se onde a sua presença é importante, favorece a colaboração, engendra impacto no território, se torna fecunda do ponto de vista vocacional. Ela implica, sobretudo, um novo modo de estar presente e um tipo de atividades e serviços que melhor respondam às exigências da vida religiosa, às necessidades da Igreja e da sociedade, e especialmente às expectativas e exigências dos jovens.

A disciplina religiosa, recordou o Reitor-Mor, tem o seu sentido na raiz do termo “discípulo”, que remete à caminhada que uma pessoa faz para se tornar um discípulo. Assim a disciplina religiosa se refere em primeiro lugar à exigência de ser um discípulo fiel; e só depois ao respeito de determinadas normas e leis. O Reitor-Mor sublinhou a importância da emulação entre os irmãos por crescer na liberdade consagrada, como contadores profissionais e transparentes, no respeito às regras da Igreja e dos países, através da formação permanente e de um acompanhamento espiritual apropriado.

Publicado em 28/03/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês