Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/1/2011 - Itália - Voluntários do Serviço Civil, um ano no exterior com os salesianos
Fotos do artigo -ITÁLIA – VOLUNTÁRIOS DO SERVIÇO CIVIL, UM ANO NO EXTERIOR COM OS SALESIANOS
(ANS – Roma) – A “Federação SCS (Serviços Civis e Sociais) – Salesianos para o social”, associação de entidades sem fins lucrativos, promovida pelos Salesianos da Itália, organizou para os dias 10-13 de janeiro um curso de formação para voluntários do Serviço Civil de partida para sedes salesianas no exterior. A experiência foi rica e satisfatória, pelos conteúdos e pela intensidade das emoções levantadas.

Ao Instituto salesiano “Sacro Cuore” de Roma chegaram dez jovens, provenientes de várias regiões da Itália, desde a Sicília até ao Vêneto, vencedores na proclamação para o projeto de Serviço Civil no exterior “España Solidaria”. 4 irão a Madri, 2 a Lugo, 2 a Monzon e 2 a Leão. Os dois jovens de Leão prestarão serviço num instituto salesiano, enquanto que todos os demais, em associações e centros juvenis, em que serão de suporte na organização de atividades recreativas, de animação, de apoio escolar, em laboratórios de arte.

A formação tratou quer de informações técnicas e práticas – modalidades para administrar os contatos com a Itália e com a Secretaria Nacional do Serviço Civil, práticas burocrática, direitos e deveres do voluntário, legislação vigente, Carta de empenho ético – quer de tratamento do mesmo sentido do Serviço Civil (história e valores), da opção pela não-violência, do conceito de serviço, e de empenho.

Alguns membros do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS) cuidaram de um encontro sobre Solidariedade e Mundialidade. Outros temas aprofundados foram os de cidadania ativa, associacionismo, voluntariado e método educativo de Dom Bosco.

Através de uma visita a casa-família, ao centro diurno e ao oratório do `Borgo Ragazzi Don Bosco`, os jovens também fizeram uma primeira experiência de quanto enfrentarão durante os doze meses de Serviço Civil nos centros salesianos espanhóis.

Todo o estágio, segundo os 10 rapazes, foi uma experiência plena: “A formação nos forneceu úteis diretrizes com que enfrentar esta experiência. E também muita outra motivação” – diz André, voluntário que parte para Leão. “Esses dias serviram para orientar bem o nosso entusiasmo e a fazer-nos partir com muito mais consciência” – foi o juízo de Romina.

Publicado em 20/01/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês