Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/5/2010 - Itália - Voltar às Dioceses com o coração de Dom Bosco
Fotos do artigo -ITÁLIA – VOLTAR ÀS DIOCESES COM O CORAÇÃO DE DOM BOSCO
(ANS – Turim) – O último dia do encontro dos Salesianos bispos teve início com a Celebração da Eucaristia na Basílica de Maria Auxiliadora presidida pelo Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras.

Na introdução à concelebração o Cardeal Rodríguez Maradiaga quis agradecer ao Reitor-Mor e ao seu Conselho por ter desejado esse encontro dos Salesianos bispos, possibilitando não só um encontro fraterno mas também o estudo de temas específicos e a participação em vários eventos, como na veneração da Síndone, na Concelebração no Colle, e, não última, na solenidade de N. Sra. Auxiliadora.

O tempo “ordinário”, que depois da festa de Pentecostes tem início na Liturgia católica, é um tempo em que as ações ordinárias, iluminadas pelo Espírito, se devem tornar extraordinárias. Foi quanto o Cardeal Rodríguez Maradiaga evidenciou na homilia densa de esperança e entusiasmo. A graça vivida no encontro de Turim deve ajudar os Salesianos bispos, em retornando às próprias dioceses, a serem como os discípulos de Emaús os quais comunicaram quanto de belo e alegre haviam vivido.

Finda a celebração, os bispos e cardeais salesianos dirigiram-se ao Altar de Dom Bosco. Ali o P. Pascual Chávez convidou os Prelados a voltarem à sua própria sede episcopal de origem com o coração pastoral de Dom Bosco, o qual, para além de todas as suas imaginações, se tornou Pai de uma incomensurável Família. O Reitor-Mor exortou-os outrossim a fazerem próprios os três ensinamentos de Dom Bosco: crer nos jovens, oferecer a eles como dom precioso a educação e a evangelização, e ajudá-los a experimentar a força e a doçura do Sistema Preventivo.
- Com muita comoção e o olhar fixo na urna do Santo dos Jovens, foi cantado o hino “Giù dai colli”.

O dia 24 de maio, ao qual o Cardeal Rodríguez Maradiaga fez referência, não teve nenhum encontro específico a não ser quanto já estava programado para a solenidade da Auxiliadora. Os Salesianos bispos pela manhã concelebraram com o Cardeal-Arcebispo de Turim, Dom Severino Poletto, e de tarde com o Reitor-Mor. De noite participaram da solene Procissão de Maria Auxiliadora: mais de 20.000 os fiéis que participaram da Procissão e numerosíssimos os que frequentaram as Celebrações Eucarísticas ao longo de todo o dia.

Após a Eucaristia os bispos, reunidos na sala Sangalli, trataram do quinto e último tema em programa: “Âmbitos para uma melhor comunicação entre Bispos salesianos e Congregação”. Ilustrou-o as falas de Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Auxiliar de São Paulo (SP), Brasil; de Dom Patricio A. Buzon, Bispo de Kabankalan, Filipinas; de Dom Tito Solari, Arcebispo de Cochabamba, Bolívia. Seguiu-se breve debate que se estendeu também a outras temáticas e problemas, sociais e juvenis. As várias exposições evidenciaram como os bispos leiam e vivam o próprio serviço pastoral com dedicação e espírito salesianos: a sua atenção à realidade juvenil emergiu com superabundância.

Encerrou o encontro o Reitor-Mor. “Foi um momento de Congregação, de fraternidade e de formação permanente!” – disse o Reitor-Mor –. “O raconto” dos lugares de Valdocco, a cotidianidade dos quatro dias vividos com intensa simplicidade, as celebrações e os eventos partilhados criaram uma ocasião de conhecimento e retomada espiritual. Mui intensa foi a contribuição da experiência da Síndone, da celebração de Pentecostes e da Festa de Maria Auxiliadora.

Os textos das várias falas e de algumas homilias estão disponíveis em sdb.org.

Em ‘ANSchannel’ um vídeo-síntese do último dia. E um sobre o encontro dos Salesianos bispos.

Publicado em 25/05/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês