Os planos de ajuda internacionais já estão em ação e os auxílios, embora por entre dificuldades, vão sendo distribuídos à população. Perto das obras salesianas, onde é possível, estão sendo criados centros de agregação e assistência; e os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora vão-se prodigalizando no atendimento e acolhida às pessoas.
A Procuradoria missionária de New Rochelle, em estreito entendimento com os Salesianos de Santo Domingo, prossegue a sua ação de planejamento e coordenação das ajudas e da assistência aos salesianos do Haiti. O Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, constantemente informado e atualizado sobre a evolução da situação, continua a encorajar os tão gravemente atingidos Salesianos do Haiti.
As operações de resgate dos corpos dos alunos e dos seus professores de Enam prosseguem muito lentamente: de ulteriores informações apurou-se que debaixo dos escombros da escola salesiana morreram 250 alunos e alguns dos seus professores. Deles até agora só foram extraídos 60 corpos. Muitíssimos outros alunos salesianos morreram sob as ruínas das suas próprias casas.
Da parte dos agentes em ação está-se elevando um grito de alarme: vão-se verificando casos de arrecadação de fundos fraudulentos, por parte de pessoas sem escrúpulos. Por isso recomenda-se confiar a própria contribuição àquelas realidades, entidades e ONGs credenciadas e qualificadas. Na Itália, por exemplo, o Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS) está colaborando com a «Agenzia Italiana Risposte Emergenze (AGIRE)».
A «ITALCEMENTI», produtora de material de construção, através do Dr. Silvestro Capitanio, ex-aluno salesiano, após encontro com o Vigário do Reitor-Mor, P. Adriano Bregolin, demostrou a possibilidade de uma efetiva colaboração para as operações de desobstrução de escombros e outras possíveis iniciativas, inclusive com a chegada tempestiva da aparelhagem necessária.
O P. Attilio Stra, salesiano missionário, mandou as suas notícias. Internado em hospital de Santo Domingo, recebeu, sábado de noite, a visita do Presidente da República, Leonel Fernández Reyna.
Na seção videoinformação de ANS está disponível um documentário, realizado e produzido por ‘Missioni Don Bosco di Torino’, que descreve o trabalho que os Salesianos estavam realizando no Haiti alguns anos antes do terremoto.
Publicado em 18/01/2010