Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/1/2009 - França - Valdoccô: pelo caminho da integração
Fotos do artigo -FRANÇA – VALDOCCÔ: PELO CAMINHO DA INTEGRAÇÃO
(ANS – Paris) – A primeira experiência apresentada durante o Congresso Internacional “Sistema Preventivo e Direitos Humanos” foi a do Centro “Valdoccô”, Argenteuil, de Paris,

Em 1995 os Salesianos criaram no bairro Argenteuil de Paris uma nova Valdocco, onde uma equipe de 30 educadores, com o auxílio de animadores e voluntários, educa mais de 600 jovens, muçulmanos, em sua maioria de origem magrebina, asiáticos e da Europa do Leste. O Centro dá apoio escolar durante o dia, aos jovens entre 8 e 16 anos, enquanto que de tarde atendem aos que tem entre 16 e 25.

A atividade principal do Centro “Valdoccô” se faz na rua, onde vive a maior parte dos jovens das “banlieues”: ali se realiza a mediação familiar e socioeducativa, integrando os três princípios-chave: família, escola e rua.

Alma do Centro é o salesiano P. Jean Marie Petitclerc, figura de proa no ambiente do voluntariado francês, e docente universitário. Pela vida a fora já animou numerosos oratórios entre o cimento das “banlieues” de Paris, sendo hoje membro do Conselho do Ministério das periferias, nascido faz 3 anos para enfrentar os graves problemas sociais dos bairros das grandes cidades francesas.

Nascidas no fim dos anos 60, quando à França chegava grande fluxo migratório proveniente sobretudo das ex-colônias, as “banlieues” surgiram inicialmente como “cidade de passagem”, para a nova mão de obra que afluía ao País nesses anos. Hoje, essas áreas, são a morada definitiva desses novos cidadãos.

A degradação, a falta de infraestruturas e a superpopulação provocaram o crescimento da criminalidade, do tráfico de droga e de armas, sobretudo, entre os mais jovens. A “banlieue” tornou-se, na voz do povo, sinônimo de insegurança e precariedade social.

“Fala-se muito da violência dos adolescentes nas cidades. Eu acho que a violência é o modo natural de exprimir a raiva, de enfrentar os conflitos – diz o P. Petitclerc –. O que não é natural, porque fruto da educação, é a convivialidade e a paz: a capacidade de estabelecer relações pacíficas com quem é diferente de nós, deve ser aprendido. Dom Bosco diz que a violência dos jovens é o sinal da falência do nosso acompanhamento educativo. Arregacemos pois as mangas: eduquemo-los. É preciso trabalhar em colaboração com todos os adultos que caminham com os jovens. Nesta abordagem global, creio que a originalidade da atuação do sistema preventivo na valdocco, de Argenteuil, esteja na busca de uma mediação família – escola – cidade, a fim de criar relações entre todos os adultos que caminham com os jovens”

A experiência do P. Petitclerc e do Centro “Valdoccô” foi apresentada graças ao apoio de um vídeo feito por ‘Missões Dom Bosco – Mídia Centro de Turim’, disponível na plataforma www.donbosco-humanrights.org.

Publicado em 08/10/2009

 

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês