Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

24/9/2008 - Ucrânia - Era mesmo santo
Fotos do artigo -UCRÂNIA – ERA MESMO SANTO
(ANS – Lviv) – O Sínodo da Igreja Greco-Católica ucraniana, realizado em Lviv de 2 a 9 de Setembro, acolheu o pedido dos Salesianos para iniciar o processo de beatificação e canonização do padre Stepan Czmil, primeiro salesiano sacerdote ucraniano de rito bizantino-ucraniano.

O padre Czmil, nascido em 1914 em Sudova Vyshnia, na Ucrânia, saiu da sua pátria devido aos problemas religiosos e políticos da Ucrânia. Juntamente com outros jovens, chegou ao aspirantado de Ivrea e, depois de ter feito o noviciado em Villa Moglia, Chieri, o jovem Stepan Czmil emitiu os primeiros votos como salesiano em 1936. Terminada a formação teológica em Roma, foi ordenado sacerdote em 1945. Tendo ido como missionário para a Argentina, regressou à Itália, tendo sido director do Pontifício seminário menor para rapazes ucranianos da diáspora, de 1961 a 1967, e de 1976 até à data da sua morte, a 22 de Janeiro de 1978.

Cerca de vinte anos após a sua morte, João Paulo II incluiu o nome do padre Stepan Czmil na lista dos bispos e reconheceu a validade da ordenação realizada secretamente no dia 4 de Abril de 1977. O padre Stepan Czmil, juntamente com outros dois sacerdotes, recebeu a ordenação episcopal das mãos do card. Josef Slipij, Metropolita de Leopoli, no mosteiro estudita, no mais absoluto segredo.

O cardeal Lubomir Husar, arcebispo metropolita de Kiev e presidente do Sínodo da Igreja Greco-Católica ucraniana, que conheceu pessoalmente o padre Czmil, testemunha: “o padre Stepan era tão santo, que a sua santidade não chamava a atenção, residia verdadeiramente nele e irradiava à sua maneira, contagiando quem entrava em contaco com ele… Falar da fama de santidade do padre Stepan, é mais que justo e legítimo, porque era mesmo santo!”

Mons. Andriy Sapelak, salesiano, bispo emérito de Santa Maria do Patrocínio em Buenos Aires dos Ucranianos, escreveu: “A beatificação e a canonização do padre Stefano Czmil seria um enriquecimento para a Igreja Ucraniana. Uma pérola no mosaico da santidade do nosso povo porque, através da pessoa do padre Stepan, enriquecer-nos-emos com a santidade de Dom Bosco, que com a sua santidade inspiradora abriu as portas da santidade não só aos religiosos, aos mártires e aos fiéis, mas sobretudo aos jovens, a exemplo do seu jovem aluno de catorze anos Domingos Sávio.”

Publicado em 24/09/2008

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês