Índia – Os “Eco-club” para o desenvolvimento sustentável |
Índia – Uma mudança climática global para um melhor ambiente particular |
(ANS – Mumbai) – Alunos de cerca de 50 escolas de Mumbai estão se esforçando para estarem mais atentos ao ambiente e ao cuidado da natureza, a fim de conservar melhor a “casa comum”, como a chama o Papa Francisco. Também os Salesianos se envolveram no incentivo a estas boas práticas.
Da criação de jardins para borboletas aos locais de nidificação, de habitat para os anfíbios aos formigueiros, as crianças da cidade vão além do simples estudo acadêmico, para se ocuparem de um tema urgente para todos: o cuidado da criação.
Uma das escolas que participa do projeto é a Escola Sagrado Coração, de Vashi, que no dia 5 de março passado foi honrada com o prêmio “Escola mais verde”, oferecido pela “GreenLine”, uma organização salesiana ativa na cidade de Mumbai, que promove a salvaguarda ambiental.
A Profra. Nirmala Nair, da escola de Vashi, comentou na ocasião que “as ONG como GreenLine ajudam-nos imensamente. Dirigem sessões formativas com as crianças internas e externas do Instituto, realizando experiências formativas interessantes e concretas para os alunos”.
O P. Savio Silveira, diretor de GreenLine, acrescentou: “Através destas iniciativas ecológicas, aos poucos, os alunos vão se envolvendo em temáticas mais amplas, que se referem à sua cidade”.
O P. Edwin D’Souza, Salesiano, Presidente da organização salesiana “Maschio Memorial Foundation” – que financia os prêmios oferecidos às escolas vencedoras – comentou: “A Fundação pretende apoiar a inovação, educando dessa forma alunos tão jovens a respeitarem a natureza, garantindo o desenvolvimento de bons hábitos”.
Publicado em 14/03/2016