Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/3/2016 - Filipinas - O Reitor-Mor visita a Inspetoria das FIN
Fotos do artigo -FILIPINAS – O REITOR-MOR VISITA A INSPETORIA DAS FIN

(ANS – Manila) – O Reitor-Mor, P. Ángel Fernandez Artime SDB, chegou na noite de sexta-feira, 4 de março, a Manila, para visitar as duas Inspetorias das Filipinas, Norte (FIN) e Sul (FIS), e participar do encontro dos Inspetores Salesianos da Região Ásia Leste-Oceânia (Batulao, 7-11 de março). Acompanhava-o o P. Horacio López SDB, Secretário, e o P. Václav Klement, Conselheiro Geral para a Região Ásia Leste-Oceânia.

 “Nascemos para os jovens mais necessitados” – voltou a repetir significativamente o Reitor-Mor, no seu encontro com todos os Salesianos da inspetoria das FIN, na manhã de 5 de março. Durante a conferência, recordou aos Salesianos serem “homens de Deus”, como se sublinhou no último Capítulo Geral, e acentuou a importância da vida comunitária para que não nos distingamos apenas como gente que tem muito por fazer. Mais vezes se dirigiu aos Salesianos Jovens mostrando-lhes o valor de se envolverem diretamente no apostolado. A seguir, depois de um breve e livre fórum de perguntas e respostas, recebeu o pedido para ir às missões "ad gentes" de dois coirmãos, com os quais se regozijou e congratulou-se publicamente.

De tarde celebrou a Missa para os membros da FS no ‘Don Bosco Technical Institute’, de Makati. Mostrou na homilia como a FS deve ser a presença viva de Dom Bosco hoje, com duas simples mensagens: “Não se queixar”, antes: servir e levar esperança. Segunda, “Sair e crescer em número e identidade”: assim, levar ajuda aos desvalidos e recordar, como encorajamento, o afeto do Santo Padre pela FS.

No terceiro dia de Filipinas, o Reitor-Mor visitou duas presenças salesianas que atuam diretamente com/para os jovens mais pobres: ‘Don Bosco Tondo’ e ‘Don Bosco Calauan’.

Tondo – A primeira obra consiste numa imensa Paróquia, com cerca de 100 mil fiéis, um Centro de Formação Técnico-Profissional, um internato e um centro juvenil. Os Catequistas paroquiais animam além disso duas escolas elementares e um liceu, com perto de 5 mil alunos. Em sua visita o P. Artime saudou as crianças e os jovens da Catequese dominical, congratulando-se com os Catequistas por seu admirável serviço.

Calauan – O ‘Don Bosco Calauan’, ao invés, é uma obra ‘de fronteira’ da Inspetoria da FIN e responde ao desafio da nova evangelização. A comunidade salesiana ajuda a reorganizar a vida de mais de 7.000 famílias, muito pobres, transferidas da área de alto risco social da Região da Capital Nacional. O P. Fernández Artime percorreu os vários projetos ativos na obra e recebeu o agradecimento e a promessa de ulterior colaboração por parte do Prefeito de Calauan e do Bispo Local. De tarde inaugurou e benzeu também o novos ambientes para a Formação técnica.

Publicado em 07/03/2016

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês