Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

15/12/2015 - El Salvador - Editora Universidade Dom Bosco lança “O Povo Pipil e a Sua Língua: de Volta à Vida”
Fotos do artigo -EL SALVADOR – EDITORA UNIVERSIDADE DOM BOSCO LANÇA “O POVO PIPIL E A SUA LÍNGUA: DE VOLTA À VIDA”

(ANS – Soyapango) – No passado mês de novembro, na Casa das Sessões Acadêmicas, de Soyapango, foi lançado o livro “O Povo Pipil e a Sua Língua: de Volta à Vida”, de Jorge Lemus, Diretor do Departamento de Pesquisa Linguística, da Universidade Dom Bosco. O Náuatle é uma língua; o Náuat, ou Pipil, é um seu dialeto; Pipiles são os que falam o Pipil.

Lyle Richard Campbell, célebre linguista da Universidade de Hawai, em Manoa, afirmou: “É uma obra com a qual o autor ajuda a criar uma consciência nacional entre a precária situação dos Pipiles e sua língua”: além disso, sublinha que “o modelo, desenvolvido pelo Dr. Lemus e descrito nesse livro, ajudará a melhorar os recursos disponíveis, para outros em todo o mundo, cuja língua necessite de proteção e revitalização”.

O processo de revitalização do Náuat ou Pipil, em El Salvador,promovido por um pequeno grupo de professores entusiastas, teve início em 2004 em três centros escolares de Sonsonate. Hoje,o programa está ativo em 38 centros escolares, onde mais de 5.000 crianças e jovens estudam o Náuat como língua estrangeira. Existe além disso um centro de imersão linguística para crianças de 3 a 5 anos, denominado Berço Náuat, onde mulheres indígenas utilizam a língua náuat como língua exclusiva de instrução.

Rafael Lara-Martínez evidenciou como Jorge Lemus “desde a perspectiva da ecologia linguística reconheça a permanência indígena, semi-invisível, num país considerado misto por excelência”, e sublinhou que o “modelo de revitalização linguística dos náuatle-pipil oferece uma experiência inovadora no istmo … e promete tornar-se um modelo aplicativo para revitalizar as línguas indígenas em toda a região centro-americana”.

O livro faz parte da Coleção Trigésimo Aniversário da Editora Universidade Dom Bosco. Compreende seis capítulos, nos quais se discutem temas como identidade indígena; relação entre língua e poder; modelo de revitalização linguística, desenvolvida pelo autor; e a sua aplicação para restituir à vida a língua náuat.

O Dr.Jorge Lemus é linguista, tradutor, pesquisador e catedrático universitário. Já conta com 50 publicações acadêmicas, entre artigos, livros, textos didáticos e ensaios. É além disso Diretor da revista científica da Universidade Dom Bosco e membro numerário da Academia Salvadorenha da Língua. Em 2010 foi honrado com o Prêmio Nacional da Cultura, pelo seu trabalho de pesquisa sobre a língua náuatle-pipil e o seu empenho por revitalizá-la.

O livro pode ser adquirido na Editora Universidade Dom Bosco, da ‘Ciudadela Don Bosco’, Soyopango.

Publicado em 15/12/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês