Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

14/12/2015 - RMG - Solidariedade e Cooperação: ‘Sozinhos podemos fazer muito pouco, juntos seremos mais fortes’
Fotos do artigo -RMG – SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO: ‘SOZINHOS PODEMOS FAZER MUITO POUCO, JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES’

(ANS – Roma) – “A união das diferentes Procuradorias representa no seu conjunto um grupo muito eficiente e eficaz para difundir a Palavra e o desenvolvimento humano nos países em dificuldades; de fato,como dizia Dom Bosco, ‘sozinhos podemos fazer muito pouco, juntos seremos mais fortes” – esta uma citação da relação do Dr. Sr. Jean Paul Muller, Salesiano Irmão e Ecônomo Geral dos Salesianos, no decurso da reunião das Procuradorias Missionárias Salesianas, feita em Roma no dia 10 de dezembro passado.

Por Andrés Felipe Loaiza SDB.

Na reunião dos responsáveis pelas diferentes Procuradorias Missionárias foram tratados dois problemas: “Onde estamos e para onde vamos? Como queremos trabalhar no futuro?”. Havia além disso, na ordem do dia, um relatório sobre a distribuição dos fundos nos últimos três anos e, enfim, o Plano Operativo relativo aos objetivos e as responsabilidades para o suporte e a realização das indicações do Reitor-Mor, tendo em vista o próximo Capítulo Geral 28.

Um dos elementos enfrentados pelo Dr. Muller requer uma mudança de sistema: antes as Procuradorias enviavam ao Reitor-Mor os fundos coletados, que eram ao depois destinados aos vários projetos nas sessões invernais e estivas do Conselho Geral. A mudança: desde agora haverá “uma responsabilidade partilhada, em que se reforçam os critérios de transparência acerca de como se usa o dinheiro, de como se fazem os rendicontos, e de como se busca a eficiência dos investimentos”. O Dr. Muller acentuou a propósito que “as Procuradorias são não só instituições autorreferenciais responsáveis pela coleta dos fundos; elas representam um meio para a Divina Providência chegar aos pobres. As ajudas econômicas são apenas a última parte de um projeto de desenvolvimento mais amplo”. E acrescentou: “O objetivo é a geração de uma contínua melhoria do nosso trabalho através não só da transparência, mas também de um método de avaliação comparativo entre as diferentes Procuradorias, a fim de que todos cheguem a um nível alto”.

Eficiência, eficácia, relevância, influência, sustentabilidade... – tais os itens sobre os quais os responsáveis pelas Procuradorias refletiram a fundo,para responder às complexas tarefas que hoje assumem os Jovens, e aos quais a Congregação Salesiana deve contribuir através de um objetivo comum, objetivo que leve a “atuar medidas orientadas à solução dos problemas” – sublinhou o Ecônomo Geral.

Publicado em 14/12/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês