Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/1/2015 - Serra Leoa - O Arcebispo de Freetown: assim estamos batendo o ebola
Fotos do artigo -SERRA LEOA – O ARCEBISPO DE FREETOWN: ASSIM ESTAMOS BATENDO O EBOLA

(ANS – Freetown) – “Serra Leoa está prostrada, mas a esperança cresce de dia para dia” – disse à Agência Misna Dom Edward Tamba Charles, Arcebispo de Freetown. Seu país foi o mais atingido pelo ebola, com 3.000 mortes confirmadas e com mais de 10.000 contagios. Agora como confirmam os últimos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a fase mais difícil passou. E pode-se pensar em repartir. “Graças  ao empenho coletivo!” – sublinha o Arcebispo.

Dom Edward, segundo a OMS o número de casos continua a diminuir

“São dados que nos enchem de esperança. Confirmam uma tendência em curso já faz semanas, com uma redução progressiva dos novos contágios. Segunda-feira passado (12 de janeiro, NdR) reabriram as escolas em Guiné e também entre nós. Se a tendência ao melhoramento se confirmar, crianças e adolescentes poderiam retornar às aulas já em março”.

Como se conseguiu alcançar tais resultados?

“Inicialmente o ebola nos colheu de surpresa. Era qualquer coisa de totalmente novo e não sabíamos o que fazer. Fomos nocauteados! Os auxílios externos foram fundamentais. Houve a contribuição de ‘Médicos Sem Fronteiras’ e de outras ongues; mas não se pode esquecer as campanhas de sensibilização promovidas pelo Governo da Serra Leoa e o empenho de chefes tradicionais e religiosos locais. Nós, como Igreja católica, aderimos ao ‘Ebola Prevention Network’. Mas nenhum resultado se teria alcançado sem o esforço coletivo”.

O ebola os obrigou a mudar de hábitos? E na vida da Igreja, em particular, o que mudou?

“De acordo com os muçulmanos e as outras comunidades religiosas demos disposições com que evitar a difusão da epidemia. Pedimos aos fiéis não apertar as mãos em sinal de paz durante a missa. Dei a hóstia da Comunhão na mão, explicando sempre o ‘abc’ das precauções necessárias. Mas nunca dissemos de não irem à igreja: a participação às funçõesção sempre permaneceu alta.

Que consequências terá a epidemia de um ponto de vista econômico?

“O primeiro problema é o desemprego. Sempre houve. Mas agora está fora de controle. Algumas sociedades estrangeiras, inclusive as de mineração, fecharam, e despediram os dependentes locais. O impacto do ebola foi devastante também para o setor da restauração e do lazer. Esperamos que com o fim da epidemia as sociedades estrangeiras retornem e que a economia se reponha a caminhar, e a partir da agricultura, um dos setores mais atingidos. É preciso voltar logo aos campos e esperar que a de setembro-outubro seja deveras uma boa colheita”.

Publicado em 30/01/2015

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês