Índia – Estudantes universitários dedicam suas férias a ajudar às vítimas de aluvião |
Bangladesh – Inaugurado Centro Juvenil |
(ANS – Utrail) – “Até uma semana atrás, o povo de Durgapur Upazilla, em Bangladesh, rezava pedindo chuva para salvar as próprias colheitas. Agora reza para que a chuva termine e possa ao menos salvar suas próprias vidas e o gado, da fúria do rio Someswari, que está em cheia e arrombou os tapumes em muitos pontos de seu curso”. Assim escreviam, no passado dia 23 de setembro, os salesianos de Utrail.
Nos últimos dias o nível das águas em todos os rios de Bangladesh esteve crescendo lenta mas constantemente, rumo ao nível de perigo, por causa das ondadas de chuvas torrenciais. O rio Someswari, na parte setentrionale de Bangladesh, que tem origem no estado indiano de Meghalaya e entra pelas planícies de Bangladesh, perto de Durgapur, registrou num só dia um aumento sem precedentes no nível da água, chegando desse modo a ameaçar de inundar as regiões adjacentes ao seu curso. Só no dia 21 de setembro o nível aumentou de 2,96 metros, medida que está 1,7 metros acima do nível de perigo: e na manhã de 23, arrombou os tapumes em três pontos, inundando vilas, engolindo casas, deixando areia e lama pelos campos...
Agora as pessoas rezam para que as chuvas terminem e a água volte aos seus níveis, e possam assim reconstruir as casas e retomar uma vida normal. O P. Francis AlencherrySDB, Diretor da Comunidade salesiana de Utrail, visitou as regiões atingidas, encorajando a população à esperança. A seguir informou:
“Os salesianos estão estudando a situação. Uma vez que abaixem as águas estaremos em condições de avaliar o dano feito pela inundação. Ainda que não estejamos em situação de responder imediatamente a essa crise... humanitária, ajudaremos certamente as pessoas envolvidas a voltar pouco a pouco à sua vida normal.Há que resolver o problema dessas repetidas aluviões – afirmou – pensando em soluções de longo prazo”.
Publicado em 26/09/2014