Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/7/2014 - Itália - Bicentenário de Dom Bosco: já numerosos os projetos
Fotos do artigo -ITÁLIA – BICENTENÁRIO DE DOM BOSCO: JÁ NUMEROSOS OS PROJETOS

(ANS – Turim) – Em todo o mundo salesiano – e não só – multiplicam-se as iniciativas voltadas ao próximo dia 16 de agosto, dia do Início do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco. Sobretudo em Turim, coração mundial da Salesianidade, se estão a concretizar numerosas propostas: agilizações para turistas, formação de guias e, desde ontem, também um sítio web. Enquanto no outro lado do Atlântico se foca também o aspecto lúdico…

Desde ontem, 24 de julho, está ligado o sítio oficial, para a nação italiana, dos eventos concernentes às celebrações. Ali está o calendário e uma ‘pressroom’ para jornalistas, além de várias outras seções dedicadas a conhecer a geografia/território, os lugares de Dom Bosco, os serviços disponíveis...

Quanto ao sítio web realizado para a peregrinação da Urna pela Itália, a seção pressroom se coloca estavelmente dentro do novo espaço web. As credenciais de acesso, para quem já está inscrito, ficarão invariadas. Para aqueles que tivessem perdido, ou esquecido, as suas referências, está ativo o sistema de recuperação.

O novo sítio será progressivamente atualizado com as indicações precisas concernentes aos eventos futuros, às manifestações, aos encontros, à história e vida do Santo, aos lugares em que viveu e trabalhou com os relativos percursos de visita e o raconto de quanto ali vez por vez aconteceu.

A Comissão para o Bicentenário, da Família Salesiana do Piemonte-Vale d’Aosta, lançou também sobre Dom Bosco um Curso de formação destinado a guias e acompanhantes pelos Seus lugares dele. O curso – articulado em dois níveis – dirige-se a quem deseja conhecer e aprofundar a figura de Dom Bosco e aos que quisessem pôr-se à disposição para acompanhar os peregrinos pelos lugares salesianos no Ano Bicentenário. Para todos os participantes é uma ocasião para estudar e conhecer os lugares em que viveu Dom Bosco: desde os Becchi até Chieri, até Valdocco em Turim.

São previstos dois encontros por mês: um de caráter teórico-introdutivo e outro de visita aos lugares, que indicativamente se programa realizar na quinta-feira e no sábado à tarde. O Curso iniciará quarta-feira, 24 de setembro, às 18h30, na sede dos Salesianos de Valdocco; e terminará em março. O prazo para as inscrições está marcado para domingo, 20 de setembro.

Os responsáveis pela iniciativa são os Salesianos P. Enrico Lupano e P. Luca Ramello).

Assinale-se, além disso, que por iniciativa do «Consorzio MON.D.O» (Monferrato Domanda Offerta), é possível pedir por internet a “Carta Don Bosco”, instrumento que permitirá aos peregrinos e turistas interessados, receber das empresas do consórcio facilitações e promoções: estadias e pernoites rebaixados, degustação e produtos da gastronomia e da enologia típica.

Já do outro lado do Atlântico, de tipo totalmente diferente, chega uma a iniciativa: “Dom Bosco – O Jogo”. É uma aplicação lúdica para smartphone, pensada para “fazer conhecer Dom Bosco entre os miúdos”, como explica o P. Robert Cappelletti SDB,Diretor do ‘Parque Dom Bosco’ (em Itajaí-SC – Brasil).O jogo “foi desenvolvido pelo Professor de informática Cláudio Rhenns e seus meninos, e está livremente disponível em Português, Italiano e Inglês. Esta é a primeira versão do jogo. Mas entre agosto e novembro estará uma versão melhorada, com diferentes potencialidades e funções”.

Publicado em 24/07/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês