Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/5/2014 - Croácia - Solidariedade com a população inundada
Fotos do artigo -CROÁCIA – SOLIDARIEDADE COM A POPULAÇÃO INUNDADA

(ANS – Zagreb) – Após as enchentes que atingiram toda a região dos Bálcãs, com dezenas de mortos e graves danos, o Inspetor da Croácia, P. Pejo Orkic, escreveu uma carta ao Reitor-Mor. Em resposta ao apelo, hoje pela manhã, 20 de maio, o Conselho Geral reuniu-se para avaliar a situação e poder ajudar na calamitosa conjuntura. O P. Guillermo Basañes, Conselheiro Geral para as Missões Salesianas, já se pôs em contato com o ‘Don Bosco Network’ (DBN), que está monitorando a situação no local. Abaixo a angustiada carta do P. Orkic:

Reverendíssimo Reitor-Mor P. Ángel,

nestes dias a Croácia, a Bósnia-Herzegóvina e a Sérvia estão sendo atingidas pela calamidade natural das chuvas torrenciais. Por cinco dias e noites as chuvas estiveram causando aluviões e erosões no terreno, castigando duramente as populações. Das nossas Casas salesianas, a mais provada foi a Casa de Zepce. Com esforços sobre-humanos e uma grande organização conseguiu-se salvar a casa e a escola de gravíssimos danos. Entretanto o Povo dessa parte da Bósnia-Herzegóvina sofreu danos terríveis. E infelizmente houve também mortes.

Nós, aqui em Zagreb, encaminhamos iniciativas de solidariedade com que coletar ajudas e provisões, necessárias para socorrer os que estão nos centros de emergência. Também os irmãos de Zepce se organizaram e buscam ajudar em tudo o que é possível, pondo à disposição os ambientes - habitáveis - da escola e da casa, e coletando víveres. Mas os danos da aluvião estão também na Croácia leste e na Bósnia norte, de onde provêm muitos dos nossos irmãos. A solidariedade do Povo demonstrou um coração aberto de elevadíssimo nível.

Apavora-nos entretanto aquilo que virá depois, porque a maior parte do povo perdeu tudo e a vida ordinária será duramente afetada. Acrescente-se a tudo a grave situação econômica, o enorme desemprego, a recessão que já dura quatro anos, sem contar as consequências da ainda mui recente guerra. A situação política, econômica e social está em forte crise.

Aproveito da triste ocasião para, dirigindo-me ao senhor, pedir um possível auxílio, com que possamos socorrer os mais provados, ajudando-os a voltar às suas propriedades, e à normalidade e dignidade de vida.

Em nome de todos os vitimados da calamidade, agradeço de coração.

Na iminente preparação da Solenidade de Maria Auxiliadora, invoco a Sua intercessão e a bênção de Deus sobre V. Revcia. e toda a Direção Geral.

Afeiçoadíssimo em Cristo e Dom Bosco,

P. Pejo Orkic, Inspetor da CRO

Publicado em 20/05/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês