Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/6/2012 - RMG - PE: Jovens e Salesianos de Portugal
Fotos do artigo -RMG – PE: JOVENS E SALESIANOS DE PORTUGAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – É Portugal a quinta etapa da viagem que ANS está a propor para conhecer a realidade juvenil e salesiana, dos países europeus. Uma realidade em transformação onde os jovens continuam a ter necessidade de acompanhamento e de modelos educativos, e de exemplos credíveis, cujas frentes continuam a ter como protagonistas os Salesianos lusos.

É um país relativamente ‘jovem’ – pelo menos para os padrões médios do “continente velho” – e com problemáticas sociais, quais a droga, o álcool e, mais, alguns desvios; problemáticas digamos: moderadas. Estes são alguns dados, dentre os mais encorajadores, que emergem da pesquisa apresentada hoje na rubrica ‘Service’, de ANS. A análise, todavia, mostra outrossim dados mais alarmantes, que vão da pequena autoestima escolar dos jovens ao desemprego, a uma religiosidade difusa, mas em diminuição entre os jovens.

As comunidades salesianas da Inspetoria Santo Antônio estão na primeira linha para oferecer aos jovens uma formação autenticamente humana e cristã, em condições de, ao mesmo tempo, acolher os valores positivos presentes na sociedade e na cultura em que os jovens vivem, favorecendo-lhes a assimilação e propondo uma caminhada de crescimento que respeite a situação de fé e a especificidade de cada jovem.

Exemplos concretos desse projeto educativo são o Centro Juvenil das Oficinas de São José – uma das sedes do Projeto SolSal – que dispõe tanto de especialistas para guiar nos laboratórios quanto de voluntários para animar, orientar e acompanhar os jovens; e, mais, a escola socioesportiva de Funchal, que se ocupa de crianças e de jovens mui necessitados.

Publicado em 04/06/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês