Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/1/2014 - Bélgica - Visita do P. Klement aos missionários do Projeto Europa
Fotos do artigo -BÉLGICA – VISITA DO P. KLEMENT AOS MISSIONÁRIOS DO PROJETO EUROPA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS - Bruxelas) – Em 11-12 de janeiro, o P. Václav Klement, Conselheiro para as Missões Salesianas, visitou pela terceira vez a Inspetoria da Bélgica Norte (BEN), última etapa do seu itinerário de animação dos salesianos e das Inspetorias participantes no Projeto Europa (PE).

Durante os dois dias, o Conselheiro para as Missões manteve uma série de colóquios, seja de grupo, seja pessoais, com os missionários salesianos procedentes da Índia (2), Indonésia (2) e México (1),  atualmente em Heverlee, Bélgica, e em Amsterdã, Holanda (que faz parte da Inspetoria BEN).

O P. Klement pôde assim conhecer a realidade da Igreja e da Inspetoria na Bélgica. Apesar da presença numérica limitada – a comunidade de formação conta atualmente com apenas três jovens formandos tirocinantes PE – os Salesianos são publicamente apreciados quais religiosos muito amadurecidos e válidos.

Durante os colóquios, os missionários também manifestaram que o segundo encontro dos missionários PE, realizado em novembro passado em Turim, muito enriqueceu não só aos missionários mas também às comunidade anfitriãs, as quais se atribuíram variados frutos provenientes do encontro. Sobretudo o exemplo dos religiosos da Sociedade do Verbo Divino (Verbitas), muito presentes e apreciados na Bélgica e Holanda, permitiu aos SDB autóctones compreender as dinâmicas de vida dos missionários na Europa.

O P. Klement pôde também verificar como nos últimos quatro anos a Inspetoria tenha conseguido comprovar o programa de inserção para os novos missionários, que consiste no estudo da língua flamenga, em visitas planejadas a todas as comunidades locais e em três encontros formativos por ano, com a duração de um fim de semana, que permitem aos recém-chegados conhecer a cultura, a história, a Igreja e a Sociedade locais. Também a inserção na comunidade inspetorial está bem projetada, graças ao acompanhamento por parte dos Diretores e dos seus Conselhos, e à participação dos missionários no Capítulo inspetorial e nas reuniões dos Diretores.

Os salesianos da Inspetoria BEN por isso aprenderam que para favorecer a inserção dos missionários são importantes: paciência e gradualidade; abertura e compreensão da cultura de proveniência dos missionários – quem sabe também com viagens –; e colóquios diretos com os missionários sobre as diferenças interculturais.

A presença dos missionários tem além disso produzido numerosos benefícios, como o reforço da presença salesiana entre os jovens mais pobres, o relançamento da pastoral vocacional, uma abertura maior das comunidades salesianas para com as Inspetorias de proveniência dos missionários e para com as outras realidades eclesiais presentes no País, e uma retomada de interesse pelas Missões.

Depois de longo discernimento, além disso, a Inspetoria BEN decidiu pedir ao Reitor-Mor pelo menos mais dois novos jovens missionários em 2014.

Publicado em 17/01/2014

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês