RMG – Reitor-Mor dos Salesianos visita os Genoveses e... ‘os...Latinos’ |
RMG – “Hoje, o meu primeiro trabalho é cuidar dos migrantes latino-americanos em Gênova” |
Itália - Entre os jovens |
(ANS – Gênova) – Faz perto de oito anos que no bairro popular de Sampierdarena di Genova, a comunidade salesiana local e um primeiro núcleo de imigrados latino-americanos deram vida a um sólido e bem entrosado projeto de pastoral, orientado ao cuidado espiritual e à integração social da densa comunidade latino-americana presente no lugar: os “Latinos en Don Bosco”.
A idéia dos “Latinos en Don Dom Bosco” nasceu logo depois do encontro “Gênova, mar que congrega, cidade que acolhe” (15 de novembro de 2005), organizado pelo Centro Cultural “Il Tempietto”, para recordar os 130 Anos da Partida dos Missionários Salesianos, que partiram de Gênova rumo à Argentina e aos quais Dom Bosco confiara o encargo de cuidar dos imigrantes italianos naquele País.
Pouco menos de um mês depois, no dia 8 de dezembro de 2005, nasceu no oratório salesiano o primeiro grupo organizado de imigrantes latino-americanos empenhados, que na época se chamava “Los Inmaculados”. Nos ambientes do centro salesiano encontraram espaço os cursos universitários reconhecidos para a formação à distância, pela Universidade de Loja e a Escola Superior para Peritos Informáticos “José María Velaz”. A tentativa de integração – acolher e ser reciprocamente acolhidos – cresceu através de cinco fóruns de jovens e na vitalidade do Oratório: os universitários e os alunos da Escola Velaz começaram a organizar noites musicais, torneios esportivos, festas de Natal, festa da Europa…, com o fim de cultivar em Sampierdarena “uma nova comunidade”, composta de residentes históricos e de imigrados, promovendo a integração a partir dos jovens.
No encontro de 2005 o então superior da Itália–Lígure-Toscana, o ítalo-argentino P. Alberto Lorenzelli, celebrou Missa em espanhol. Mas era necessário um serviço espiritual continuativo para a Comunidade latino-americana. Sempre mais insistente se tornava o sonho de se dispor de um sacerdote salesiano latino-americano que se ocupasse dos novos cidadãos europeus. Em 2007 o pedido foi dirigido diretamente ao Reitor-Mor por ocasião de uma sua visita à Ligúria salesiana.
Começou-se a celebrar a missa em espanhol uma vez por mês, até que o novo Pároco, P. Piero Borelli, e o primeiro grupo de adultos – entre os quais os primeiros líderes, Marlon Gutierrez e Ricardo Rodríguez, que já tinham formado duas comunidades em Gênova – no dia 25 de fevereiro de 2007 deram início oficial ao grupo dos “Latinos en Don Bosco”.
Desde 2008 a Eucaristia em espanhol começou a ser celebrada cada domingo. O grupo foi crescendo até tornar-se uma verdadeira comunidade. Sampierdarena conheceu assim também a outra face dos “latinos”: não só e apenas preconceitos e estereótipos a respeito dos “novos chegados”; mas também o conhecimento direto de um grupo ativo, que já organizou retiros espirituais, encontros de oração, cursos de liderança, .… .
A caminhada continua. Hoje a comunidade dos “Latinos” se compõe de 300 pessoas e é acompanhada pelo P. Daniel Coronel, jovem sacerdote salesiano peruano, em Sampierdarena como missionário do Projeto Europa. Entre as atividades regularmente desenvolvidas estão:
Publicado em 12/06/2013