RMG – Projetação europeia, e instrução e formação profissional salesiana |
RMG – A Escola e a Formação Profissional Salesiana 2/5: Europa |
RMG – A Escola Salesiana da Europa |
(ANS – Lisboa) – Nos dias 5-6 de abril realizou-se em Lisboa o II Encontro da Comissão da Escola Salesiana da Europa, dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Do encontro, convocado pelo Dicastério SDB e pelo Âmbito FMA para a PJ, participaram 22 pessoas, provenientes de onze países do Velho Continente.
O encontro teve duas finalidades principais: o estudo do mapeamento dos indicadores da identidade salesiana nas escolas e nos centros de formação profissional – instrumento que permite um processo de autoavaliação acerca dos aspectos principais da educação salesiana –; e a programação do período 2013-2015, a partir das temáticas programadas pela Comissão.
Os representantes inspetoriais para as escolas e os centros técnico-profissionais confrontaram-se acerca das exigências e desafios comuns: e através da preparação dos indicadores quiseram examinar três áreas temáticas, a saber: a área do projeto educativo; a área da capacidade pedagógica e da vocação educativa; e a área da cultura organizativa.
Na área do projeto educativo foram estudados o estilo educativo salesiano e a mapeação do Sistema Preventivo; a cidadania e o sentido de pertença; a autonomia e a responsabilidade dos alunos; o aprofundamento e a partilha da dimensão ético-espiritual e da dimensão dos valores evangélicos.
Na área da capacidade pedagógica e da vocação educativa foram tratados os temas da maturidade – pessoal, cristã, salesiana, profissional – do docente.
Quanto à terceira área, da cultura organizativa, refletiu-se sobre a Comunidade Educativo-Pastoral, as formas de participação e corresponsabilidade, e o aspecto comunicativo.
Das reflexões dos participantes emergiu igualmente a importância da Instituição Familiar para a evangelização e a educação da juventude: “A Família não é uma agência educativa dentre tantas outras e não pode ser simplesmente colocada ao lado da escola como um dos tantos lugares educativos dedicados ao crescimento das crianças” – foi sublinhado.
Os trabalhos, coordenados pelo P. Miguel Ángel García e pela Ir. Elena Rastello, se encerraram com a programação de um terceiro encontro em 2014. Em vista desse novo encontro e para valorizar o patrimônio de boas práticas, ativas nas escolas salesianas da Europa, os membros da Comissão empenharam-se por descrever, recolher e partilhar as iniciativas positivas desenvolvidas no ambiente escolar tanto de SDBs quanto de FMAs, em nível local, inspetorial, nacional.
Publicado em 09/04/2013