(ANS – Lisboa) – Desde 2008 está activo em Portugal o Projecto ‘SolSal’ – Solidariedade Salesiana – pensado para ir ao encontro das exigências das crianças e adolescentes, e para apoiar as famílias nos processos de educação e desenvolvimento dos filhos. O Projecto oferece uma válida consulência profissional e conta com a participação de pais de várias nacionalidades.
Saber que temos um papel activo no desenvolvimento pessoal das crianças e dos jovens, estimula-nos a percorrer um caminho educativo que transmita valores essenciais para o seu crescimento como seres livres e autónomos, sensíveis e inteligentes, responsáveis e solidários.
É com esta visão que o Projecto SolSal desenvolve, desde 2008, actividades, dirigidas a crianças e a jovens que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, e nomeadamente acompanhamento psicológico individual e familiar.
O acompanhamento psicológico tem como objectivo promover o bem-estar emocional das crianças e dos jovens, através da facilitação do seu desenvolvimento pessoal e da construção do seu projecto de vida. Por outro lado, procura, também, apoiar as famílias nos processos de educação e de desenvolvimento dos filhos e promover relações familiares harmoniosas e saudáveis.
A maioria das situações acompanhadas está relacionada com perturbações do comportamento, com dificuldades de aprendizagem, relacionais, de instabilidade emocional e com dificuldades de integração social. Têm beneficiado deste acompanhamento dezenas de crianças e de jovens de diversas nacionalidades.
Nestes processos, a família e a escola são envolvidas activamente, dado o papel importante que ambas têm para um crescimento saudável e feliz das crianças e dos jovens. Em todos, é fortalecido o sentido de Educar com amor. Só este caminho educativo faz crescer relações interpessoais positivas, vivificadas pela presença dos educadores, que potenciam o protagonismo juvenil.
Educar com amor é uma educação alicerçada na solidariedade, na positividade, no afecto, na esperança, na fé e no compromisso com a vida e com Deus. Educar com amor é um desafio permanente e gratificante para pais e educadores. É, pois, assente no método educativo de Dom Bosco que o Projecto SolSal tem desenvolvido actividades de acção e reflexão. E procura, como queria o Educador santo, “que os jovens não só sejam amados, mas que eles próprios sintam que são amados”.
Publicado em 04/06/2012