Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. CONFORMIDADE W3C

Conformità W3C
MENU
Notas gerais
Leiaute
Convalidação do código
Access Key









Notas gerais
^Top^

A primeira intenção deste sítio, ou 'site', é a de criar um instrumento eficiente, que possa ser utilizado por todos sem qualquer tipo de vínculo, tanto informático quanto de outro tipo.
Por isso, todas as páginas foram formuladas no respeito a uma gramática formal preestabelecida, seguindo o standard xhtml transitional 1.0 (cf. http://www.w3.org/TR/xhtml1/), que permite a total fruição da informação de modo livre e não vinculado ao instrumento e à tecnologia escolhida.
Embora não houvesse nenhuma obrigação legal (Lei Stanca - 9 de janeiro de 2004), deu-se entretanto muito relevo ao controle dos requisitos de acessibilidade, a fim de permitir o acesso aos conteúdos do sítio àquelas categorias de usuários que mais necessitam, privilegiando sobretudo as prioridades A e AA das linhas guias WAI 1.0 (cf. http://www.aib.it/aib/cwai/WAI-trad.htm).
Foram particularmente respeitadas as seguintes especificações:
O leiaute de cada página foi desenvolvido dividindo o código em blocos funcionais (‘include’) a fim de aumentar a sua legibilidade e permitir a sua reutilização. Além disso o "esquema" das páginas foi feito utilizando apenas elementos HTML de tipo <div>.

Cada página foi submetida a atentas avaliações. Entretanto, para garantir uma constante evolução e um serviço mais aprimorado, pede-se notificar aos nossos contatos, caso eles se verifiquem, os erros não previstos ou as inexatidões.


Leiaute
^Top^

Por respeito às gramáticas formais acima referidas, o aspecto gráfico do sítio, ou 'site', foi inteiramente realizado mediante o uso de CSS (cf. http://www.w3.org/Style/CSS/): essa técnica permite reduzir notavelmente o "peso" (em termos de Kb) das páginas web, separando totalmente a estrutura do aspecto gráfico do sítio.
Especificamente, para facilitar as operações de impressão e de visualização com browser e conexões menos poderosos, foram preparadas folhas de estilo alternativas para a impressão e para a versão "só texto".
Pode acontecer que, utilizando velhos browsers não alinhados, pois, com os ‘standards’, não se consiga visualizar corretamente o leiaute gráfico projetado pelos construtores; permanece entretanto garantida a navegação e a fruição das informações. Entretanto, só se poderá obter a total fruição de toda a ‘interface’ e de todos os comportamentos programados se se usar um browser de geração recente, que tanto respeite os ‘standards’ definidos pelo W3C quanto ‘suporte’ os ‘Javascripts’ e tenha os ‘Coockies’ ativados.


Convalidação do código
^Top^

A estrutura de base do código foi inteiramente convalidada com o auxílio dos instrumentos informáticos postos à disposição pelo W3C.
Especificamente:
Os conteúdos são inteiramente administrados por um sistema de CMS: e por isso podem-se às vezes verificar, em nível de código, inexatidões não previstas pelos construtores.


Access Key
^Top^

Para se navegar pelo Portal ANS pode-se usar uma série de access keys (ou teclas de escolha rápida) e aceder diretamente com o teclado às seções principais do sítio, ou 'site'.
Como utilizar as teclas de escolha rápida: Atenção - Se access key for um número, utilizar os algarismos que estão abaixo das teclas de função, no alto, horizontalmente, e não os da ‘calculadora’, à direita do teclado.
Eis as ‘access keys’ ativas no Portal de ANS:

ACCESS KEYS GERAIS
Access key Função
0 vai à Home Page
1 vai à seção News
2 vai à seção Service
3 vai à seção Editorial
4 vai à seção Fotocrônica
5 vai à seção Agenda
6 vai à seção Vídeo
7 vai à seção Ans Fotos
8 vai à seção Áudio
9 vai à Newsletter
B vai ao Image Bank
C vai à seção Quem Somos
M vai à seção dos Contatos
Q vai à seção das F.A.Q.
P vai à seção Sala de Imprensa
R vai à Pesquisa Avançada
I vai à versão do Italiano
E vai à versão do Inglês
A vai à versão do Espanhol
L vai à versão do Francês
O vai à versão do Português
N vai à versão do Polonês
J vai aos Créditos
W vai à Conformidade W3C


Apesar dos numerosos testes feitos, é possível que uma ou mais páginas do portal de ANS ainda continuem, sem nosso conhecimento, inacessíveis a algumas categorias de usuários.
Neste caso desde já nos desculpamos e lhes pedimos que nos indiquem imediatamente qualquer irregularidade encontrada, a fim de a podermos eliminar quanto antes.
Por gentileza, o endereço 'e-mail' para tais indicações é ans@sdb.org