Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/9/2013 - Índia - ‘Don Bosco University’ coliga-se ao “National Knowledge Network”
Fotos do artigo -ÍNDIA – ‘DON BOSCO UNIVERSITY’ COLIGA-SE AO “NATIONAL KNOWLEDGE NETWORK”

(ANS – Guwahati) – ‘Don Bosco University’ (DBU), de Guwahati, com sede em Guwahati, estado do Assam, ativou desde as 18 horas de 6 de setembro, uma nova rede LAN (do inglês ‘Local Área Network’) que a une ao “National Knowledge Network” (NKN), projeto do Ministério para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos, do Governo Indiano.

A rede NKN (literalmente, Rede Nacional do Conhecimento) é uma plataforma em condições de oferecer formação à distância. Nela professores e alunos podem interagir em tempo real. A rede permite compartilhar informações, aulas frontais, apresentações e documentos entre os diversos institutos. Atualmente já fazem parte da rede 781 instituições e o objetivo é alcançar a quota de 1500 Entidades participantes: institutos, organizações e laboratórios ativos em vários setores, em todo o país.

A rede NKN é constituída por um núcleo de altíssima velocidade (múltiplos de 10 Gbps), que se completa por vários níveis de distribuição, eles também com as correspondentes velocidades. A rede foi projetada para dar suporte a redes cobertas, dedicadas e virtuais, e oferece ao mesmo tempo aplicações específicas às áreas: Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, ‘Grid Computing’, Bio-Informática, Agricultura e ‘Governance’.

Entre os serviços específicos para a educação que a coligação à rede permite, há também: serviços ‘Moodle’ (instrumento para a gestão da aprendizagem), ‘Tutorial online’ (para aprender a usar uma série de ‘softwares’ livres), e o sistema ‘ADBU Library OPAC’ (sistema em rede de acesso público à Biblioteca da Universidade).

“Há dois anos, fomos dos primeiros institutos educativos do país a firmar um contrato decenal para a rede nacional do conhecimento” – afirmou com justa altivez o Vice-Chanceler da Universidade, P. Stephen Mavely.

Um especial agradecimento foi dirigido ao Diretor das operações ‘computacionalísticas’ da Universidade, Sr. Vijay Prasad; ao Sr. Manoj Das; e a toda a sua Equipe ADBU, que zelaram escrupulosamente pelo trabalho da coligação e ativação da nova rede LAN.

Publicado em 19/09/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês