(ANS – Roma) – No fim da tarde de ontem, 11 de junho, o Vigário do Reitor-Mor abriu o curso de formação para Inspetores de recente nomeação: “Um encontro que, mais que técnico, é carismático” – definiu-o o P. Adriano Bregolin. Do último Curso para Inspetores deste sexênio participam 10 Superiores de Circunscrições salesianas.
Dando a boa-noite aos salesianos da Casa Geral, o P. Bregolin apresentou os Inspetores e Visitadores chegados a Roma para participar do Curso:
O Curso manterá ritmos e modalidades já comprovados nas precedentes edições: sessões comuns com o Reitor-Mor, o Vigário, os Conselheiros de Setor e Regionais, os Responsáveis pelos principais serviços da Casa Geral, colóquios particulares, outras atividades concernentes ao objetivo de confirmar: o sentido do carisma salesiano; a pertença à Congregação; o relacionamento entre os Superiores das circunscrições e o Reitor-Mor com seu Conselho.
Foi exatamente esse o tema em que se deteve o P. Bregolin na boa-noite, recordando a importância da partilha e – quais encontros privilegiados – um dia de retiro e, no fim do Curso, a Festa do Reitor-Mor, dia 24 de junho, Festa de São João Batista – Patrono de Dom Bosco.
Como se disse, este é o último curso deste Sexênio. Todos os anos se fizeram dois turnos: um no mês de junho e outro no mês de dezembro, sempre em concomitância com as Sessões Plenárias do Conselho Geral. Somente em três ocasiões não se deu o Curso: em junho de 2008, primeira Sessão do Conselho eleito pelo Capítulo Geral 26; em dezembro de 2009, devido às Celebrações pelo Sesquicentenário de fundação da Congregação; e no passado mês de junho, devido à delicada situação de saúde do Reitor-Mor.
Publicado em 12/06/2013