Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

28/5/2013 - Itália - Projeto Europa: encontro dos noviços
Fotos do artigo -ITÁLIA – PROJETO EUROPA: ENCONTRO DOS NOVIÇOS
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Pinerolo) – Realizou-se em 22-23 de maio o encontro anual dos noviços salesianos da Europa. Também neste ano foi anfitrião o Noviciado Internacional de Pinerolo - Monte Olivetto –, Turim. É um encontro desejado pelo Reitor-Mor no âmbito do Projeto Europa (PE) para ajudar os noviços e seus formadores a desenvolver uma mentalidade europeia e favorecer uma atenção aos Lugares Salesianos, a Maria Auxiliadora e a Dom Bosco desde os primeiros passos do seu caminhar formativo.

Promotor da iniciativa, o Dicastério pela Formação. Depois da saudação inicial, com vídeos e hinos, os noviços se apresentaram e contaram, também de maneira simpática, a caminhada formativa empreendida nos respectivos noviciados.

Presentes os 22 noviços de Pinerolo e os 16 de Genzano (Itália); os dez de Kopiec e os sete de Woźniaków (Polônia); e mais os três de Poprad (Eslováquia).

Participou do encontro também o P. Marek Chrzan, Conselheiro para a Região Europa Norte, que presidiu a Eucaristia no dia 22. O P. Chrzan assinalou um risco em que com freqüência os noviços (e não só) podem vir a se encontrar: em virtude do chamado de Deus, que é puro dom, “pensa-se ser os superescolhidos, os melhores, arriscando ignorar os demais com que nos deparamos; ou simplesmente considerá-los menos bons, talvez até afastados de Deus”. Fazendo-se porta-voz das saudações do Reitor-Mor, o P. Chrzan fez votos por que sejam abertos e capazes de descobrir a presença de Deus também nas situações não… previstas; também nas pessoas, especialmente nos jovens mais difíceis.

De tarde, o P. Horácio López, membro do Dicastério para a Formação, manteve um encontro no qual apresentou os dons do educador-pastor que devem distinguir os salesianos. Estimulados por tal reflexão os noviços dedicaram um tempo conveniente ao aprofundamento e ao intercâmbio experiencial. Contemporaneamente os Mestres de Noviços também se reuniram para compartilhar suas experiências como formadores.

O dia 23 de maio foi vivido em Turim-Valdocco. Iniciado com a oração na Capela Pinardi prosseguiu com a visita a Valdocco em grupos. Na Missa celebrada na Igreja de S. Francisco de Sales, o P. Guido Errico, Coordenador regional para a formação da Região Itália-Oriente Médio, exortou os noviços não só a olhar para a frente, àquilo que serão um dia, mas também a valorizar o presente: “O futuro é importante! - sublinhou –; mas a esperança nasce no presente, no presente que ora viveis como noviços”.

Na manhã do dia 24, enfim, Solenidade de Maria Auxiliadora, o Reitor-Mor reuniu-se com os noviços e apresentou-lhes aquela que ele definiu “a Carta mais importante que ele escreveu no sexênio: Vocação e formação: dom e dever”.

Os noviços, ao depois, foram-se variamente inserindo nas celebrações programadas para a festa de Maria Auxiliadora em Valdocco.

Publicado em 28/05/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês