Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/4/2013 - Serra Leoa - Dom Bosco Fambul: basta de violência sexual
Fotos do artigo -SERRA LEOA – DOM BOSCO FAMBUL: BASTA DE VIOLÊNCIA SEXUAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Freetown) – No passado 19 de abril, o Salesiano Irmão, Sr. Lothar Wagner, da obra salesiana “Don Bosco Fambul”, ilustrou o relatório anual do Centro de acolhida para meninas vítimas de violência, que há dois anos funciona na obra. Desde que foi aberto, os agentes do centro relacionaram 521 casos de meninas e jovens mulheres vitimadas pela violência, a partir da intervenção de crise e prosseguindo com o acompanhamento e apoio a longo prazo.

O centro de acolhida, aberto 24 horas, é gerido por agentes sociopastorais profissionais. No seu segundo relatório anual o Sr. Wagner apresentou dados estarrecedores, pois emergiu que estão em aumento não só os casos de violência sobre as mulheres, mas também sobre crianças e meninas com menos de 14 anos.

“Algumas das jovens são mantidas como escravas pelos seus torturadores com freqüência por anos” – disse o Sr. Wagner aos jornalistas. Apresentando o perfil criminoso dos autores das violências, sublinhou a seguir o Salesiano que se trata com freqüência de professores, de chefes religiosos, assim como de desconhecidos mas ativos no tráfico de crianças e adolescentes. “A prepotência despótica que caracteriza o modo de agir dessa gentalha contra as meninas e jovens mulheres testemunha os seu total grave vazio moral; e com muita frequência sequer se consideram criminosos, apresentando-se mesmo como... benfeitores” – acrescentou.

Com dados em mão, o salesiano também criticou com veemência as autoridades investigadoras, porque parecem aceitar uma “cultura da impunidade”. E relatou o caso de uma menina de 13 anos que, após sofrer violência de grupo por parte de cinco rapazes, e ter sido submetida durante cinco dias a tratamentos intensivos, morreu. A polícia nunca indagou sobre o caso, apesar dos repetidos apelos apresentados pelo ‘Don Bosco Fambul’.

As pastas de investigações de 37 episódios de violência, além disso, foram abertamente manipulados ou deliberadamente... refreados pelas autoridades investigadoras. Os responsáveis foram soltos e desapareceram sem deixar traço de si, apesar das provas evidentes contra eles. Só uma pequena parte das violências chega até ao tribunal para ser punida: apenas quatro dessas 37 vítimas de estupro estão procedendo em tribunal contra as manipulações das autoridades, a despeito de que um grande número dessas jovenzinhas tenha ficado gravemente traumatizada. “Obviamente, nós nos preocupamos também por que essas meninas não voltem a ser novamente vitimadas, e que o seu trauma não se repita” – explica o Sr. Wagner.

O Chefe do departamento da linha de crise para crianças e meninos do ‘Don Bosco Fambul’ apresentou estatísticas que confirmam plenamente a tese do Sr. Wagner. Segundo uma pesquisa sobre os temas “abuso sexual” e “estupro”, tais reatos sofreram um aumento nos últimos anos: 745 meninas e 34 meninos afirmaram ter sofrido casos de violência sexual, e a maior parte deles não quer apresentar denúncia à polícia contra os responsáveis.

Nos próximos anos, prometeu o Sr. Wagner, ‘Dom Bosco Fambul’ intensificará ainda mais os serviços do Centro de acolhida para meninas vítimas de violência e a sua ação de pressão sobre a opinião pública e as autoridades, a fim de que se contraste com veemência tamanha nauseante chaga.

Publicado em 30/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês