Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

19/4/2013 - Canadá - Ouvindo a Deus: grupo para estudar a própria vocação
Fotos do artigo -CANADÁ – OUVINDO A DEUS: GRUPO PARA ESTUDAR A PRÓPRIA VOCAÇÃO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Toronto) – A Comunidade Salesiana de Etobicoke, na cidade de Toronto, iniciou em 2013 um novo programa de Pastoral Vocacional denominado em inglês ‘V.I.P’, i. e., ‘Vocation in Progress’ (vocação a caminho). O programa se dirige a jovens – homens e mulheres entre 18 e 35 anos de idade – para acompanhá-los na caminhada de discernimento da vontade de Deus.

Conduzem o programa o padre salesiano Michael Paz, vigário da Paróquia de São Bento; sua irmã menor, Antoniette; e o P. John Puntino, Diretor da Comunidade salesiana de Eobicoke. Os jovens participantes, perto de uma quinzena, reúnem-se desde janeiro um sábado por mês.

Todo encontro V.I.P. gira em torno de um assunto sempre diferente, como a oração ou o chamado universal à santidade. O de abril, sábado, dia 6, p. ex., desenvolveu o tema da vocação ao matrimônio. Depois de participar da Missa Vespertina, na Paróquia, e de partilhar a ceia, os jovens acompanharam a apresentação do tema aos cuidados do P. Paz. Seguiu-se uma partilha comunitária e, depois, uma Adoração eucarística de meia hora.

“As noites V.I.P. contêm sempre uma apresentação educativa sobre o tema central, uma partilha fraterna das refeições e um tempo para rezar e ouvir a voz de Cristo. Desse modo, cada encontro integra os quatro elementos fundamentais propostos por Dom Bosco para a sua Pastoral Juvenil: escola, pátio, casa, igreja – explica o P. Paz –. Quando estava na fase de discernimento da minha vocação não tive colegas com os quais poder partilhar o meu caminho de fé: assim o processo de discernimento foi algo emocionante, mas, ao mesmo tempo, solitário”.

“O meu envolvimento no V.I.P. é algo que me está muito a peito – acrescenta Antoniette –. Este é o tipo de grupo de que me teria agradado participar quando estava estudando a minha vocação, mas infelizmente na época não existia”.

Branden Gordon, 26 anos, suplente numa escola, diz que através dos encontros V.I.P. obteve “uma consciência maior de que todos somos chamados à santidade em todas as diferentes vocações, quer se trate de matrimônio ou sacerdócio, quer de consagrados ou solteiros”.

“O projeto V.I.P. não é uma introdução ao sacerdócio ou à vida consagrada – acrescenta o P. Paz –. Se estamos bem concentrados em iniciar os jovens a discernirem a vontade de Deus, antes que buscar recrutamento de membros para o nosso grupo, congregação ou seminário, talvez consigamos cultivar uma geração de jovens ‘livres da alergia à vocação’”.

Na família Paz a consciência da vida como vocação é mais que evidente: o P. Michael é salesiano desde 1991; Antoniette reconheceu um chamado ao serviço como associada leiga, núbil, na Pastoral paroquial; uma sua irmã é consagrada ‘Missionária da Caridade’, em San Francisco; enquanto um seu irmão e outras duas irmãs são casados. E globalmente tiveram vinte filhos.

Publicado em 19/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês