Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

2/4/2013 - Itália - Intercâmbio para a produção gráfica e editorial
Fotos do artigo -ITÁLIA – INTERCÂMBIO PARA A PRODUÇÃO GRÁFICA E EDITORIAL
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Palermo) – De 14 a 21 de março, como atividade conclusiva dos ciclos formativos superiores de Projetação e Produção gráfica, alguns alunos das escolas salesianas de Pamplona e Urnieta (Espanha) confrontaram os níveis de instrução por eles alcançados com os dos jovens dos centros de formação profissional e das empresas gráficas de Palermo (Itália).

Respondendo às exigências de internacionalizar a Formação Profissional Salesiana, alunos e professores dos ciclos de artes gráficas das duas escolas espanholas passaram uma semana de intercâmbio tecnológico em Palermo. Do lado italiano tomaram parte do projeto o centro “Jesus Adolescente”, da Rede salesiana de formação Profissional (FP), de Palermo; o Instituto de Formação Profissional Gráfica “Salvemini”; o Instituto albergueiro “Pietro Piazza” e o Liceu clássico “Meli”.

A contribuição tecnológica foi fornecida por várias empresas sicilianas de projetação e produção gráfica, que com grande clareza deram explicações e fizeram demonstrações práticas acerca de vários produtos industriais: software para a projetação e comunicação de última geração, aplicação do laser à escanerização e à impressão offset, a flexografia, a impressão digital de grande formato, o duplo cabeçote e os sistemas digitalizados de ‘assemblage’, costura, corte e acabamento de produtos impressos.

Outras atividades referiam-se à partilha entre os alunos e a descoberta da riqueza cultural da Sicília, através de um programa diversificado e denso de atividades.

O programa, levado a termo no âmbito dos planos “Europa 2020”, faz parte de um plano estratégico para a internacionalização da formação profissional nos centros salesianos; ele se insere na ótica dos sistemas de qualidade educativo-tecnológica dos centros participantes e está aberto à criação de sistemas de ensino partilhados entre os diversos setores industriais.

Publicado em 02/04/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês