Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/1/2013 - Hungria - Salesianos celebram abertura do Centenário de Presença
Fotos do artigo -HUNGRIA – SALESIANOS CELEBRAM ABERTURA DO CENTENÁRIO DE PRESENÇA

(ANS – Budapeste) – Junto com ao Vigário do Reitor-Mor, P. Adriano Bregolin, os Salesianos da Inspetoria Santo Estêvão Rei, da Hungria, iniciaram oficialmente as comemorações pelo centenário de presença no país. Os primeiros missionários salesianos chegaram à Hungria em 1913, a Peliföldszentkereszt.

A celebração oficial realizou-se sábado, 26 de janeiro, na Catedral de Budapeste. Para a ocasião, de Kazincbarcika, onde os salesianos animam uma grande obra – com escola de vários níveis e finalidades, internato e paróquia – chegaram com trem especial muitíssimos alunos das escolas salesianas. Da estação ocidental de Budapeste, os rapazes percorreram a rua que leva à Catedral e soltaram centenas de balõezinhos com as cores nacionais e frases de Dom Bosco.

Depois dessa multicolorida introdução, que envolveu a cidade: Celebração Eucarística. Presidiu o Primaz da Hungria, Cardeal Péter Erdő, Arcebispo de Esztergom-Budapeste. Da solene Eucaristia, na Catedral de Budapeste, participaram o P. Bregolin, os Inspetores eméritos da Hungria e os provenientes da Áustria, Eslováquia e Eslovênia, além de muitíssimos fiéis vindos de todas as partes do país.

Na homilia, o Cardeal concentrou-se no valor da obra salesiana, empenhada pela juventude pobre e abandonada, e sublinhou a importância do trabalho educativo desenvolvido pelos Filhos de Dom Bosco, especialmente na formação profissional e no encaminhamento aos ofícios, reafirmando o valor ético e moral dessa opção educativa.

Finda a Concelebração, na praça defronte à Catedral, os 600 jovens do Liceu São Francesco de Sales apresentaram, através de um ‘flashmob’, a logomarca ideada para o centenário salesiano.

As comemorações depois prosseguiram junto ao Castelo real, de Budapeste, onde o Inspetor, P. Abraham Bela, entregou os troféus São Domingos Sávio e São João Bosco. O primeiro foi para Roland Marsiczki, rapaz empenhado no Movimento Juvenil Salesiano (MJS, ou AJS), de Balassagyarmat; o segundo, aos Sacerdotes diocesanos P. Vilmos Khirer e P. Istvan Verbenyi, que fundaram respectivamente as escolas elementares e médias SS. Pedro e Paulo e São João Bosco, atualmente administradas pelos salesianos. Ao depois, seguiram-se a inauguração oficial do museu dedicado aos primeiros 100 anos de história salesiana e várias exibições e números culturais, realizados pelos alunos salesianos de várias escolas do país.

No dia 27, domingo, o P. Bregolin, acompanhado pelo P. Bela e pelo Secretário Inspetorial, concelebrou a Eucaristia em Péliföldszentkereszt, Casa-Mãe dos Salesianos da Hungria. Na sua homilia, centrada no mundo da juventude, o Vigário do Reitor-Mor pediu para educar os jovens com o coração de Dom Bosco, zelando por seu desenvolvimento integral e promovendo os direitos humanos, especialmente os das crianças e adolescentes. Depois da celebração visitou a mostra interativa sobre o centenário da presença salesiana, e de tarde, celebrou mais uma missa para a FS na Casa Inspetorial.

Segunda-feira, 28 de janeiro, por fim, o P. Bregolin reuniu-se com todos os salesianos da Inspetoria: fez para eles duas conferências: uma sobre a Estreia 2013 do Reitor-Mor e outra sobre a fidelidade e disciplina religiosa.

Disponíveis em internet duas videossínteses do dia 26 de janeiro (vídeo 1vídeo 2).

Publicado em 30/01/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês