Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

30/1/2013 - RMG - Mais jovens na sequela de Dom Bosco
Fotos do artigo -RMG – MAIS JOVENS NA SEQUELA DE DOM BOSCO

(ANS – Roma) – No mês dedicado ao Santo dos Jovens, foram muitos os noviços que em várias partes do mundo fizeram os primeiros votos religiosos, primeira etapa de uma caminhada para ser os Dom Bosco de amanhã.

América Cone Sul
A maior parte das primeiras profissões, já feitas ou por fazer amanhã, 31 de janeiro, se referem aos noviciados da Região salesiana América Cone Sul. Os primeiros a professar foram 13 estudantes, do noviciado de Indápolis (MS), procedentes das Inspetorias brasileiras de Campo Grande (6), Manaus (4) e Belo Horizonte (3).

Os treze, todos candidatos à vida clerical, fizeram a profissão nas mãos do Inspetor de Campo Grande, P. Lauro T. Shinohara, numa cerimônia realizada no noviciado, dia 24 de janeiro, memória de S. Francisco de Sales.

O outro noviciado do Brasil, com sede em Curitiba (estado do Paraná), na Inspetoria do Brasil-Porto Alegre, que acolhe os noviços das Inspetorias de São Paulo (BSP), Recife (BRE) e Porto Alegre (BPA), predispôs para as primeiras profissões dos seus alunos o dia de amanhã, memória de São João Bosco. Serão 20 os jovens que se tornarão oficialmente salesianos: 10 da Inspetoria BSP – dentre os quais 2 candidatos a salesiano coadjutor – 7 da Inspetoria BRE, 3 da Inspetoria BPA.

A celebração será presidida pelo Conselheiro Regional, P. Natale Vitali. Concelebrarão também os três Inspetores, P. Edson Donizetti Castilho (BSP), P. Diego Vanzetta (BRE) e P. Orestes Carlinhos Fistarol, (BPA, anfitriã).

Hoje, 30 de janeiro, também no noviciado de Alta Gracia, na Inspetoria da Argentina Norte, que serve as duas Inspetorias argentinas e a do Paraguai, haverá os primeiros votos de 9 jovens noviços: 4 do Paraguai, 3 da Argentina Norte e 1 da Argentina Sul. Quanto à opção de vida salesiana, 4 pretendem professar a vida do salesiano coadjutor; os demais, 5, a do salesiano presbítero. A cerimônia se fará na segunda parte do dia, na igreja do noviciado. Receberá os votos o P. Manuel Cayo, Inspetor da Argentina Norte.

África-Madagascar
Em Moçambique, no noviciado de Namaacha, esperam-se para amanhã, 7 novas profissões, entre as quais uma como salesiano coadjutor. Os jovens, todos procedentes de Angola, farão a profissão nas mãos do P. Guillermo Basañes, Conselheiro Regional para a África-Madagascar.

Ásia Leste-Oceânia
Assinale-se, além disso, que o noviciado de Fiji, em Suva, que serve a Inspetoria australiana, usualmente programa as primeiras profissões dos seus noviços para o dia 31 de janeiro, mas não tendo havido ingressos em 2012, não se farão primeiras profissões: amanhã, entretanto, a casa salesiana reabrirá as suas portas para acolher uma nova turma de noviços que, presumivelmente, deveriam professar no dia 31 de janeiro de 2014.

Convém lembrar, por fim, que no mês de janeiro fizeram os primeiros votos também os 29 noviços salesianos do noviciado de La Ceja, Colômbia (em 19 de janeiro) e outros 3 noviços da Inspetoria Coreana (no dia 24 de janeiro).

Publicado em 30/01/2013

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês