Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

7/12/2012 - Espanha - A família, protagonista da Pastoral Familiar
Fotos do artigo -ESPANHA – A FAMÍLIA, PROTAGONISTA DA PASTORAL FAMILIAR

(ANS – San Lorenzo del Escorial) – Conscientes da importância da Família como sujeito de pastoral, sobretudo no cenário da Nova Evangelização, as paróquias salesianas da Espanha organizaram um Encontro para refletir, juntos, sobre como estão operando neste âmbito, e sobre o que fazer para fortalecer a Pastoral Familiar. O evento, em programa desde ontem, 6 de dezembro, até sábado, dia 8, realiza-se na sugestiva moldura do Mosteiro do Escorial.

Os participantes são perto de 250, entre animadores, catequistas, famílias empenhadas e salesianos de toda a Espanha.

Finalidade da iniciativa é tornar a família consciente do seu papel originário e cargo de responsabilidade, enquanto sujeito da Pastoral, e indicar linhas guias concretas aos Agentes pastorais, a fim de que estejam em condições de acompanhar, sustentar e ajudar as famílias. No decorrer dos três dias estão programadas várias apresentações de experiências significativas, amadurecidas pelos salesianos na área da Pastoral Familiar, e alguns focos sobre as linhas de trabalho propostas no setor pelo último Capítulo Geral da Congregação.

Entre os palestrantes contam-se: o Sociólogo Luis Ayuso, encarregado de mostrar a realidade familiar na Espanha; Dom Sebastiá Taltavull, Bispo auxiliar de Barcelona, chamado a dar sugestões sobre como ajudar e encorajar as famílias a tornar-se protagonistas da Pastoral Familiar; P. Emilio Alberich SDB, Presidente da Associação Espanhola dos Catequetas (AECA); e P. Fabio Attard, Conselheiro para a PJ, com uma relação sobre o Relacionamento entre Pastoral familiar x Atividades salesianas.

Ao salesiano P. Álvaro Ginel cabe ao invés coordenar a apresentação das experiências que já se fizeram em algumas paróquias salesianas ou em movimentos, como “Hogares Don Bosco”, “Grupo Maria”, ligado este ao carisma inaciano.

No programa do encontro existem, obviamente, também momentos de oração, ‘Lectio divina’, Celebração Eucarística. Fará o encerramento dos trabalhos o P. José Miguel Núñez Moreno, Conselheiro Geral para Europa Oeste.

Na Espanha a Congregação salesiana conta com cerca de uma centena entre Paróquias e Igrejas públicas, a ela confiadas pelas dioceses. Globalmente comportam o pastoreio de perto de 300 000 pessoas – possível somente graças ao empenho e à colaboração de 3 800 Agentes Pastorais.

Publicado em 07/12/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês