Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/10/2012 - Portugal - E-vangelizar 2012
Fotos do artigo -PORTUGAL – E-VANGELIZAR 2012

(ANS – Porto) – No passado dia 5 de Outubro, agentes da pastoral reuniram-se com o objectivo de melhorarem as suas competências de anúncio do Evangelho. Numa iniciativa do Centro de Formação Salesianos e sob coordenação das Edições Salesianas, o mega encontro de formação E-vangelizar 2012 teve lugar na Escola Salesiana do Porto, e cativou catequistas, animadores e párocos das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Aveiro, Leiria, Viseu e Lamego.

No painel inicial da manhã, o P. Rui Alberto Almeida, especialista em catequética e pastoral juvenil, apresentou o projecto “Professar a Fé”, um subsídio para a catequese de pré-adolescentes. “Esta geração é a primeira de nativos digitais, ou seja, eles nasceram num mundo já com telemóveis, internet, mp3, com uma lógica de comunicação que passa necessariamente pelo digital e pela interacção”, afirmou. “É uma geração que não sabe ler um livro do início ao fim, prefere consultar um site e ir clicando de link em link”, acrescentou. Perante este cenário, os catequistas devem procurar transpor para a catequese esta lógica “comunic-activa”, de rede e de interacção.

No final da reflexão, os participantes encaminharam-se para os vários espaços da escola para frequentarem, ao longo do dia, um máximo de 5 workshops de uma lista de 27 possibilidades.

O salesiano P. Tarcízio Morais, responsável pelo Centro de Formação dos Salesianos esclareceu, quando questionado sobre as exigências e dificuldades do E-vangelizar 2012: “Esta proposta formativa é arrojada e exigente do ponto de vista da organização, mas os Salesianos estão empenhados em ajudar os agentes pastorais a  encontrar novos caminhos para evangelizar os jovens deste tempo e desta cultura.”

No encerramento do encontro E-vangelizar 2012 o P. Almeida lançou aos mais jovens o desafio da vida religiosa como vocação à qual ainda hoje vale a pena aderir.

A todos os participantes, reforçou a necessidade de se manter sempre uma perspectiva optimista da missão e da dupla fidelidade a que os agentes pastorais são chamados: ao Evangelho, por um lado, e, por outro à condição dos destinatários a quem nos dirigimos.

Publicado em 12/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês