Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

4/10/2012 - Malta - PE: acompanhamento vocacional dos jovens
Fotos do artigo -MALTA – PE: ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL DOS JOVENS

(ANS – Dingli) – Não se pode compreender perfeitamente a Pastoral Juvenil Salesiana sem considerar o grande empenho depositado no acompanhamento vocacional dos jovens. Uma responsabilidade constante que se realiza através de grandes eventos, como o “Boscofest”, e de atividades juvenis de longa duração.

A Pastoral vocacional salesiana em Malta se realiza principalmente através do ‘Savio College’, de Dingli, e consiste na animação das várias atividades juvenis que permitem processos de crescimento espiritual na juventude: um desenvolvimento espiritual que é acompanhado pelos salesianos, antes em nível de grupo, depois em nível de indivíduo.

O programa de formação para os Jovens Animadores Salesianos prevê a ‘Lectio Divina’ mensal, retiros, fim de semana de formação sobre liderança, encontros de criatividade e salesianidade, e intercâmbios com jovens de outras nações. Uma das atividades mais importantes, que se realiza cada dois anos, é o Boscofest – experiência de educação cristã para os jovens malteses que se concretiza na arte, na música, na animação, no teatro.

Promovido pelo P. Louis Grech e por sua equipe de animadores, o Boscofest é concretamente organizado por cerca de 200 jovens, que durante os meses de verão colaboram, juntos, num ambiente salesiano. Os jovens se encontram no ‘Savio College’, transcorrem os dias rezando, jogando, ensaiando um espetáculo teatral ou musical. Em 2005, p. ex., na primeira edição, foi representado “O Corcunda de Notre Dame”.

Nas quatro edições sucessivas, calcula-se que perto de 1500 adolescentes e jovens se tenham beneficiado da experiência do Boscofest. Em 2011 o espetáculo introduziu uma importante novidade, com a ideação do projeto “Boscofest 2011 – Reaching Out!”: pela primeira vez, além de realizar as representações ao vivo, a equipe do Boscofest as repassou gravadas a vários institutos: “Id-Dar tal-Providência”, para diversamente hábeis; a casa de saúde “São Vicente de Paulo”; e “Dar Sagra Familja” para filhos famílias separadas. “Chegar e entrar em contacto com as pessoas mais vulneráveis da sociedade, junto com o voluntariado, parece ser um caminho que merece ser explorado no exercício da nossa pastoral com os jovens” – precisou o P. Grech.

Recentemente o Boscofest recebeu um reconhecimento da parte do Presidente da República de Malta e chegou na final entre os projetos merecedores do Prêmio do Presidente para voluntariado.

Além do Boscofest, a atividade de animação pastoral e vocacional se desenvolve outrossim através de colônias de verão e de encontros e seminários sob prazos fixos durante todo o ano. Importante é também a Associação juvenil dos ADS (Amigos de Domingos Sávio). Todas essas experiências representam boas oportunidades postas à disposição dos jovens para entrar em contato com a comunidade salesiana, conhecê-la e criar “cultura vocacional”.

Publicado em 04/10/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês