Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

17/9/2012 - Alemanha - Criação da Rede de Formação Profissional dos Salesianos da Europa
Fotos do artigo -ALEMANHA – CRIAÇÃO DA REDE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS SALESIANOS DA EUROPA

(ANS – Frankfurt) – De 12 a 14 de setembro realizou-se em Frankfurt o I Encontro do Grupo de Formação Profissional, da Europa (SDB). O encontro foi convocado pelo Dicastério para PJ e pelo Centro Nacional Obras Salesianas – Formação Atualização Profissional (CNOS-FAP), da Itália.

Do encontro participaram 20 pessoas, procedentes da Espanha, França, Bélgica, Itália, Polônia, Hungria, Eslováquia, Bósnia, Cossovo, Ucrânia, Alemanha. Dois os objetivos: dinamizar, melhorar e ampliar a coordenação das escolas e dos centros técnico-profissionais, dos SDB, na Europa; e aprofundar os relacionamentos entre os SDB e as empresas automobilísticas e agregadas, aproveitando da manifestação internacional ‘Messe Frankfurt–Automekanica’.

Os representantes inspetoriais para as escolas e os centros técnico-profissionais confrontaram-se com as exigências e os desafios comuns: trabalho em rede, financiamento, desafios pastorais, identidade institucional, contatos, inserção no mundo do trabalho, mobilidade de alunos e professores... Grande relevância foi dada à apresentação e difusão das boas práticas realizadas por cada centro ou fruto de iniciativas inspetoriais e nacionais. 19 as expostas em Frankfurt.

Salesianos e leigos das diferentes inspetorias, além disso, puderam verificar a rica e complexa fisionomia dos centros de formação profissionais, na Europa. 14 são os países europeus em que a formação profissional salesiana está presente, com contextos com freqüência assaz diversos. Escopo deste primeiro encontro foi também o de abrir caminho à constituição de uma rede de solidariedade e conhecimento.

Uma sessão de trabalho foi dedicada à visita ao estande salesiano, na ‘Messe Frankfurt’. Ali, numa sala, realizou-se também um encontro com as indústrias, o que serviu para analisar a realidade das relações existentes entre salesianos e firmas, visando iniciativas, acordos, colaboração, propostas e hipóteses futuras.

Os trabalhos, coordenados pelo P. Miguel Ángel García, encerraram-se com a atuação das primeiras iniciativas para a criação da rede e assim tentar melhorar as propostas dos centros de formação profissionais salesianos na área da formação, do trabalho em rede, da criação de trabalho, do acompanhamento humano-laboral e da promoção do território.

Publicado em 17/09/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês