Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

25/7/2012 - RMG - A Escola e a Formação Profissional Salesiana 3/5: América
Fotos do artigo -RMG – A ESCOLA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL SALESIANA 3/5: AMÉRICA

(ANS – Roma) – A presença educativa salesiana nos países da América Latina e do Caribe é mui variada e rica: 21 nações, 24 inspetorias. As escolas salesianas no continente americano assumiram um grande projeto educativo-pastoral em favor da educação integral dos jovens, um esforço com que oferecer razões de vida e esperança às novas gerações. Os dados aproximados dizem: os alunos nas 400 escolas dos salesianos são cerca de 407.000; nos 140 centros de formação, 56.000.

As Inspetorias da Família Salesiana presentes no continente iniciaram um caminho conjunto em sintonia com a reflexão e as orientações da ESA (Escola Salesiana da América). Esse caminho iniciou em Cumbayá I (1994); desenvolveu-se depois nos encontros sucessivos: Cumbayá II (2001), Brasília (2008), Santo Domingo (2010). Quatro os âmbitos do trabalho conjunto: a animação, a gestão e o acompanhamento; a comunicação; a formação; a cultura da avaliação.

A situação sociopolítico-educativa dos países da América exige respostas corporativas e incisivas para uma proposta educativa alternativa, em favor dos pobres e da classe popular. Por isso o caminhada de ESA se articula em áreas continentais, regionais, nacionais e inspetoriais, com a busca da qualidade educativa integral, coerente com as políticas salesianas. Em muitas Inspetorias criaram-se programas sistemáticos de formação dos educadores nos quais religiosos e leigos se preparam juntos, integrando a preparação pedagógica com a espiritualidade salesiana. Algumas nações se organizaram “em rede”, optando por um trabalho coordenado como Família Salesiana, a fim de responder aos desafios sociais, culturais, evangelizadores.

No Brasil há a RSE – Rede Salesiana de Escolas: quase 120 escolas dos Salesianos (SDB), das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA); e outras não salesianas. Conseguiu-se envolver todas as escolas e acompanhá-las com especialistas nos processos de formação e de gestão. Uma experiência de comunhão e animação que influi na educação católica do país.

A Região Cimac-Mesoamerica-Antilhas (constituída pelas Inspetorias do México, Antilhas e América Central das FMA; pelas Inspetorias SDB do México, Antilhas, Venezuela América Central e Haiti; e pelas Filhas do Divino Salvador) caracteriza-se por uma grande diversidade. Nos encontros regionais anuais, os treze Países promovem um estilo de animação e reflexão bem planejado. Esforçam-se por responder à própria realidade e envolver nos vários projetos os membros das comunidades educativo-pastorais.

A Região Cicsal–Sepsur Escolar (Inspetorias da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai dos SDB-FMA promoveu a estratégia da narração. As políticas educativo-pastorais desses países permitem uma experiência de reconhecimento e valorização da diversidade. Em algumas inspetorias se trabalha sobre a certificação e guia pedagógica das equipes de direção.

A Região Cinab–Andina (Conferência Interinspetorial da Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela das FMA e para os SDB, exceto a Venezuela) prossegue em linha com as políticas e linhas de ação da ESA III. Em algumas inspetorias existem propostas formativas mui articuladas para inculturar o Sistema Preventivo de Dom Bosco no contexto americano, reforçando a identidade da escola salesiana com critérios de intervenção educativo-pastoral.

Continua: A Escola e a Formação profissional salesiana 4/5: África

Publicado em 25/07/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês