Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

3/5/2012 - Eslováquia - PE: teatro salesiano
Fotos do artigo -ESLOVÁQUIA – PE: TEATRO SALESIANO
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bratislava) – Graças ao entusiasmo de alguns Salesianos, todos os anos crianças, adolescentes e jovens de oratórios festivos têm seu primeiro contacto com o palco. Em geral nos centros juvenis salesianos se representam dois ou mais espetáculos por ano.

Um dos salesianos mais apaixonados pelo teatro é o P. Róbert Flamík, da comunidade de Partizánske. Junto com os jovens do centro de pastoral local recitou em 2010 o espetáculo “Stačí otvoriť dlaň” (“Basta isso para abrir as palmas de suas mãos”). “Em seguida, decidimos montar outro espetáculo – disse o P. Flamík –. Foi uma viagem de busca, um encontro com um grupo teatral (nove jovens) e nós, salesianos. Juntos criamos uma obra nossa: «Legenda o dobre» (Lenda sobre o Bem’), obra da animadora de oratório Veronika Ďurčeková”.

Esta segunda obra foi representada primeiramente para os alunos das escolas elementares de Partizánske e depois para o público em geral. “Esperamos ter deixado atrás dos nossos passos um pouco de bem, porque nunca se sabe quanta influência possa exercer sobre a vidas dos outros uma simples obra teatral” – disse um dos atores. No fim de abril de 2011 “Lenda sobre o Bem” tinha sido vista por mais de 700 crianças de diferentes escolas do distrito de Topoľčany.

Outra peça teatral nasceu em Humenné. O salesiano P. Maroš Husar conseguiu reunir 25 jovens atores, em sua maioria rapazes, para recitar “Malý kominár” (O Pequeno Limpa-chaminés). A primeira representação se deu em maio do ano passado, em Humenné, a que seguiram algumas reprises, sobretudo para alunos de escolas de primeiro grau locais. A história focaliza a alma de um menino e é contada por dois personagens: o pequeno limpa-chaminés, João, pobre pedinte, ambientado na cidade de Turim do século XIX; e Erik, um jovem eslovaco apaixonado por desenho.

Colaboraram na encenação, por exemplo, Jozef Úradník, Diretor do programa teatral do Teatro Statale, de Košice; a teatróloga Božena Čahojová, de Bratislava; e o Diretor do Dance Theatre Pavol Danko. Quanto ao acompanhamento musical, foi feito por Ľubica Čekovská. Os figurinos ao invés foram realizados de modo artesanal por artistas mães de alunos.

Nos últimos 20 anos de liberdade de ação para os Salesianos, na Eslováquia, quase todos os anos nasceram novas companhias, e muitas delas participaram do festival de Močenok. O teatro salesiano, todavia, não morre ali: a vantagem que não se paga é aquela intensidade prestada à educação que está por sob todo o esforço dos salesianos e dos jovens animadores (na fase da criação, da preparação, da execução das obras) e que vem sempre expressa pela alegria, o humorismo, os valores e as reflexões sobre a vida real, através dos quais o teatro chega à consciência dos jovens e os recresce e educa. Este é o Evangelho no estilo salesiano.

Publicado em 03/05/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês