Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

8/2/2012 - Alemanha - Considerar a variedade cultural uma riqueza, não um problema
Fotos do artigo -ALEMANHA – CONSIDERAR A VARIEDADE CULTURAL UMA RIQUEZA, NÃO UM PROBLEMA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Bonn) – De 24 a 29 de janeiro, 31 jovens provenientes de várias obras salesianas de 11 nações do mundo reuniram-se em Bonn, Alemanha, para responder ao convite da ongue “Dom Bosco Mundo” (ex-Dom Bosco Jugend Dritte Welt) e tratar em conjunto do tema da imigração e do intercâmbio cultural. O lema do encontro foi: “Tolerância, Respeito, Aceitação”.

 Mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo emigram por causa de guerras, calamidades naturais, fome, falta de perspectivas, pobreza. Com freqüência são jovens que buscam um futuro melhor e estão conscientes de o não poder achar nos próprios países de origem.

Para falar desse fenômeno, que atingia diretamente também a muitos dos jovens participantes da conferência – ou porque emigrantes ou porque procedentes de países em que o fenômeno é muito comum – reuniu-se em Bonn um grupo de jovens socialmente empenhados e ativos, ex-voluntários, agentes de rua, alunos de ciências políticas (muitos dos quais tendo em seu ativo experiências de apoio à juventude em âmbito salesiano).

Em primeiro lugar os participantes analisaram, também através de divertidas dinâmicas de grupo, os próprios estereótipos e preconceitos, a fim de chegar a compreender a importância global do próprio agir e o valor da responsabilidade. Sucessivamente buscaram envolver também o povo comum no debate sobre as migrações. Assim, com um ‘flash-mob’ musical no centro de Bonn chamaram a atenção de muitos transeuntes e, com estilo amigável, levaram-nos a escrever sobre um grande cartaz, colocado no centro da Praça, a própria opinião sobre o tema.

O momento mais significativo de toda a semana foi a apresentação dos resultados da conferência juvenil, realizada em forma de laboratório teatral. Os jovens representaram cenas típicas de imigrados, como: consultas médicas também sem estar de posse do cartão de ‘assistência sanitária’; a busca de um emprego; ou as difíceis condições de trabalho... Ao público que assistia, reunido no Dom Bosco Fórum, foi pedido interagir e mudar a situação toda a vez que o julgassem necessário. Desenvolveu-se assim um interessante projeto que uniu arte, reflexão pública sobre os temas políticos e experiências pessoais, e que se definiu “Teatro dos Oprimidos”

Entre outras atividades, além da visita à cidade e dos momentos de espairecimento que uniram e amalgamaram o grupo, cite-se a visita à “Casa da Variedade”, de Bonn, e alguns testemunhos significativos, como o do Dr. Rupert Neudeck, fundador de “Cap Anamur”, que trabalha com os refugiados; ou aquela do salesiano coadjutor, Sr. Charles Taban, do Sudão Sul, que versou sobre a sua fuga do Sudão e do seu auxílio aos outros refugiados rumo ao Sudão do Sul.

O congresso foi financiado pela Fundação para o Diálogo Internacional, pela Caixa de Poupança de Bonn, e pela Cidade de Bonn; e foi também tornado possível graças ao apoio de numerosas organizações salesianas no mundo, entre as quais, em primeiro lugar, o ‘Don Bosco Youth Net’.

Publicado em 08/02/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês