Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/1/2012 - Índia - Festival de Turismo ‘Ethnique 12’
Fotos do artigo -ÍNDIA – FESTIVAL DE TURISMO ‘ETHNIQUE 12’
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Jorhat) – De 6 a 8 de janeiro, realizou-se na obra salesiana “Don Bosco-Life Plus”, de Jorhat, a 1ª edição do Festival de Turismo “Ethnique 12”. O evento favoreceu o protagonismo dos jovens da população indígena ‘mising’ e serviu para tornar conhecidas dos visitantes a sua cultura e as suas tradições.

O Festival de Turismo foi ideado e conduzido pelo P. Thomas Kalapurackalm, diretor da obra “Don Bosco Life-Plus” e do “I-Card”, entidade para a cultura e o desenvolvimento rural e para o apostolado em favor dos jovens da tribo indiana ‘mising’. Na realização do festival, o P. Kalapurackalm envolveu mais de 160 ‘mising’, jovens que num primeiro momento haviam abandonado os estudos mas que agora vão sendo acompanhados e educados, exatamente graças aos projetos de I-Card.

No dia 6 de janeiro, durante a cerimônia de abertura foi inaugurado o “Memorial Abhishek Mídia Education Centre”, doado por um funcionário local, a fim de recordar o filho que a morte levou.

Durante os três dias do festival os jovens ‘mising’ deram vida a numerosas atividades culturais e lúdicas, aproveitando de todos os espaços disponíveis na obra. Com quatro locais para as danças, várias exibições musicais e teatrais típicas da cultura do Assam, jogos populares e de rua, e representações de cenas tradicionais da vida dos Mising, pode-se dizer que os jovens atraíram e divertiram a todos os visitantes no Festival.

Para completar a apresentação da realidade tribal da região foi também montada uma exposição fotográfica e preparada uma sala para a projeção ininterrupta de filmagens sobre a vida da comunidade Mising. Até a alimentação oferecida no interior da obra, nos dias do Festival, manteve a estrutura temática oferecendo especialidades e pratos da tradição local.

“Ethnique 12” satisfez plenamente aos muitos visitantes. Quem mais ficou satisfeito entretanto foram os mesmos jovens ‘mising’, que, ao apresentar a própria cultura e ao organizar as muitas atividades adquiriram confiança em si e aumentando o orgulho da própria comunidade.

O evento repetir-se-á todos os anos durante o primeiro fim de semana de janeiro.

Publicado em 12/01/2012

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês