Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

11/11/2011 - RMG - Apelo para a 143ª Expedição Missionária
Fotos do artigo -RMG – APELO PARA A 143ª EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA
Fotografia disponível em Image Bank

(ANS – Roma) – Também neste ano, por ocasião do aniversário da primeira expedição missionária, o Conselheiro para as Missões salesianas, P. Václav Klement, renova o apelo aos Inspetores a contribuírem na paixão missionária da Congregação. A seguir o texto da sua carta.

O Conselheiro para as Missões
11 de novembro de 2011 – Orissa, Índia
Missões-130

Aos Revdos. Sres. Inspetores e
Delegados de Animação Missionária

Apelo para a 143ª Expedição Missionária (2012)

Caríssimo Sr. Inspetor,

neste aniversário da 1ª expedição missionária salesiana (ocorrida em 11.11.1875), venho fazer um convite: contemplar o coração missionário de Dom Bosco. Do pátio do seu Oratório, em Valdocco, ele ansiava por chegar a todos os jovens do mundo, e levá-los a Cristo.

Para conhecer a plena estatura de Dom Bosco somos chamados a compreender a sua visão e o seu coração missionário. Quanto mais enviava missionários tanto mais jovens pediam para fazer-se salesianos! Estou convencido de que Deus chama a muitos dos 500 noviços que entram anualmente para a Congregação: chama-os a uma vida missionária "ad gentes – ad extra – ad vitam”. Atualmente, são cerca de 30 os salesianos que, todos os anos, respondem com generosidade ao chamado que Deus lhes faz: “Ide pelo mundo inteiro!” (Mt 28,18-20).

Cada um de nós pode ajudar as missões da Congregação sobretudo com a oração pelas vocações missionárias e mostrando a todos as grandes necessidades da missão universal da Igreja: há pelo menos 5 bilhões de pessoas que nunca se encontraram com Cristo. Este é um dado que nos questiona acerca da nossa fé e consagração, vividas de modo radical.

Junto envio-lhes também a lista das necessidades urgentes da Congregação para 2012, atualizada pelo Reitor-Mor. E para ajudar os nossos irmãos a discernir acerca da vocação missionária ‘ad gentes’, há para esta vocação, dentro da geral vocação salesiana, alguns passos a serem dados: (1) formação missionária; (2) depois de um discernimento básico (http://tinyurl.com/6cbge8c), mandar um pedido – uma carta explicita – ao Reitor-Mor; cada candidato se põe à disposição da Congregação, mas pode expressar a sua preferência ou predisposição por um específico território missionário; (3) o discernimento se conclui num diálogo entre o Conselheiro para as Missões e o Inspetor do Coirmão; (4) depois de êxito positivo no discernimento, o Reitor-Mor atribui a cada candidato uma destinação; (5) todos os novos missionários são convidados a um curso para novos missionários (Roma e Turim) em setembro de 2012 e (6) à 143ª expedição missionária de Valdocco, no dia 29 de setembro, presidida pelo Reitor- Mor.

Para facilitar um bom discernimento e a preparação dos futuros missionários, convido-os a enviar-me o pedido deles ou mandá-lo diretamente ao Reitor-Mor antes do dia 31 de janeiro de 2012.

A Maria confio este apelo missionário para o ano de 2012 feito exatamente desde Muniguda, Orissa (Índia), onde recentemente muitos irmãos e irmãs testemunharam com o martírio a sua Fé em Jesus Cristo.

P. Václav Klement SDB
Conselheiro para as Missões

A lista das necessidades urgentes da Congregação para o ano de 2012, a que se refere o P. Klement, pode ser vista no sítio sdb.org na página da revista de animação missionária “Cagliero 11”.

Publicado em 11/11/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês