Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

23/8/2011 - Itália - O Reitor Mor no Meeting de Rimini
Fotos do artigo -ITÁLIA – O REITOR MOR NO MEETING DE RIMINI

(ANS – Rimini) – De volta das intensas jornadas de Madri, Pe. Pascual Chávez, Reitor Mor dos Salesianos, fez intervenção no Meeting de Rimini, tradicional encontro de confrontos e debates promovido pelo movimento “Comunione e Liberazione”.Na sua reflexão, o Reitor Mor tocou o tema da formação profissional e da importância de sua valorização.

“Nós, Salesianos da Itália, solicitamos firmemente ao Ministro da Instrução Pública e ao Ministro do trabalho, ao Governo do qual fazem parte e às Regiões que  valorizem e mantenham institucionalmente a oferta dos percursos experimentais trienais de Formação Profissional Inicial, aos quais se possam inscrever  rapazes e moças após a escola média atual”. É este um pedido explícito formulado por Pe. Chávez ontem, 22 de agosto, no âmbito do confronto “Jovens e formação: todos habilitados para uma vida como protagonistas”.

À mesa dos relatores, junto com Pe. Chávez, estavam presentes o Ministro do Welfare, exmo Sr Maurizio Sacconi; o Presidente e Cofundador de   “Los Angeles Habilitation House”, dr. Guido Piccarolo; e, com o encargo de introduzir os trabalhos, o dr. Dario Odifreddi, Presidente da Fundação Piazza dei Mestieri.

Chegada a sua vez, o Reitor Mor sublinhou antes de tudo a necessidade da parte do mundo dos adultos de colocarem-se à escuta  das jovens gerações e de ir ao encontro de suas exigências. “Os jovens procuram qualidade de via, procuram espiritualidade e transcendência, procuram um acompanhamento da parte de adultos que os escutem, os entendam e sejam capazes de orientá-los”.

Na sua reflexão, Pe. Chávez recordou a validade da experiência salesiana no tema de formação profissional: desde mais de 150 anos, os salesianos estão empenhados no setor, motivados pelo “gosto de educar” e pela consideração de que nem todos os jovens são chamados ao mesmo tipo de estudos. A formação profissional salesiana  foi exemplo para os modelos legislativos de vários países, Itália inclusive, e em muitos casos , os jovens que frequentavam as escolas profissionais salesianas aprenderam não somente uma profissão, mas também “aprenderam a aprender”.

Centros de formação profissionais salesianos surgiram em todos os continentes e dezena de milhares de ex-alunos ali formados ofereceram a sua contribuição para o desenvolvimento industrial de seus países.

A reflexão de Pe. Chávez também remarcou a extraordinária invenção de Dom Bosco do salesiano coadjutor, através da citação do senador Spadolini: “O coadjutor salesiano, a figura do religioso leigo salesiano, permitiu que não se transformassem os laboratórios em depósitos para as fábricas do tempo (...) mas em lugares onde se visava a formar o homem que trabalha”.

A receita salesiana, fortalecida também pelos números e pelas estatísticas, é atual ainda hoje: “além de responder com flexibilidade aos diversos estilos de aprendizagem dos jovens – prosseguiu pe. Chávez – se coloca também na ação “preventiva” da dificuldade  que rapazes e moças encontram quando abandonam a escola”.

A conclusão do Reitor Mor foi uma concreta sugestão operativa: num momento no qual se querem realizar amplas reformas que incidem sobre o total do sistema educativo de nosso País, “deve-=se intervir com um novo empenho educativo, pedagógico, didático e de orientação”, sobretudo no biênio sucessivo às escolas médias inferiores, no qual se concentra a maior parte dos abandonos escolares.

Publicado em 23/08/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês