Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

20/6/2011 - Albânia - Muitas atividades para os jovens
Fotos do artigo -ALBÂNIA – MUITAS ATIVIDADES PARA OS JOVENS
(ANS – Tirana) – Faz quase 20 anos que os salesianos estão na Albânia. Junto com professores e agentes sociais trabalham dia após dia para ir ao encontro das exigências dos jovens e crianças albaneses, contribuindo para o seu crescimento e vivendo cotidianamente o carisma de Dom Bosco.

A obra “Qendra (casa) sociale P. Bosko” compreende uma escola superior, uma escola profissional, um centro de formação profissional, um centro diurno, o oratório e centro juvenil, e uma casa de acolhida. Todos os dias a obra é frequentada por cerca de 1 000 jovens.

As escolas, superior e profissional, apenas terminaram o ano letivo, publicando os resultados definitivos de 162 alunos. Quanto ao centro de formação profissional, já entregou ao longo do ano cerca de 300 atestados, segundo findavam os ofícios ministrados: Hidráulica, Eletricidade, Animação Social, Administração, Alfaiataria, Culinária (Pizaria, Panificação, Doceria) e Informática.

Com o apoio da UNICEF e da “Vodafone Albania Foundation”, os serviços profissionais oferecidos em Tirana se vão difundindo também em outras áreas do país: cursos de culinária e de alfaiataria foram abertos no condado de Lezha, enquanto que no condado de Kukesi em maio foram abertos cursos de “social business”. Os dois condados estão entre os mais pobres e problemáticos da Albânia, com uma população que vive de assistência social e com mui limitadas perspectivas para os jovens.

Os salesianos colaboram também num outro importante projeto – “Youth empowerment through Community Development” (Crescimento juvenil através do desenvolvimento da comunidade) –, patrocinado pelo ‘Mondial Bank’ e implementado pela Prefeitura de Tirana. A Prefeitura escolheu o centro de formação profissional salesiano para fortalecer as capacidades dos jovens e encaminhá-los ao trabalho autônomo. O primeiro curso a ser iniciado foi o de informática, que será seguido por outros, para diversos ofícios, segundo os pedidos dos grupos envolvidos no projeto.

Recentemente, terminaram os trabalhos de construção do centro diurno e do oratório. Perto de 90 crianças, em sua maioria provenientes de famílias ciganas, transferiram-se para o novo edifício que lhes proporcionará melhores condições e um ambiente mais apropriado para a sua integração.

Faz cinco anos que está em funcionamento a casa de acolhida para diversamente hábeis: quatro agentes sociais e um fisioterapeuta assistem todos os dias 10 jovens com alguma deficiência física ou mental, com idade entre 14 e 25 anos, com a finalidade de melhorar as suas condições físicas, psicológicas, mentais e a qualidade da sua vida social.

A próxima atividade será a inauguração de uma escola elementar. No dia 13 de março passado o Ministério da educação aprovou o pedido feito pela comunidade; já chegaram 14 pedidos de matrícula.

A obra continua perto dos jovens, também no verão, através das atividades da «Colônia de Verão Jovem».

Publicado em 20/06/2011

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês