Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

29/9/2010 - RMG - Aberta a Consulta mundial das Missões
Fotos do artigo -RMG – ABERTA A CONSULTA MUNDIAL DAS MISSÕES
(ANS – Roma) – A dois dias apenas do envio para a  “missio ad gentes”  dos 42 novos missionários salesianos, teve início ontem, 28 de Setembro, na Casa Geral de Roma, a Consulta Mundial das Missões.

A Consulta Mundial das Missões é um órgão colegial que, de dois em dois anos, reúne peritos de diversos âmbitos da missiologia, da animação e da formação, os colaboradores do Dicastério das Missões de várias Províncias em todo o mundo, salesianos e leigos, juntamente com alguns representantes dos Dicastérios da Pastoral Juvenil, da Comunicação Social e da Família Salesiana.

As reuniões da Consulta das Missões têm como objectivo acompanhar a animação missionária da Congregação, através da avaliação dos passos já dados e da oferta de contributos e subsídios para o seu acompanhamento constante.

Os trabalhos tiveram início na manhã de ontem com a Eucaristia presidida pelo Reitor-Mor, padre pascual Chávez, e concelebrada também pelo seu Vigário, padre Adriano Bregolin. Em seguida, o Conselheiro das Missões, Vacláv Klement, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou um breve relatório das actividades realizadas na animação missionária no biénio 2008-2010. Em particualr, o padre Klement sublinhou o crescimento em qualidade e importância de alguns instrumentos de formação, como o boletim mensal de Animação Missionária e o Dia Missionário Salesiano anual. Depois, no campo da solidariedade missionária, registou a coordenação crescente das actividades das Procuras e das ONGs missionárias.

O Conselheiro enumerou também as prioridades da Animação Missionária para o resto do sexénio e em vista do Bicentenário do nascimento do Fundador. O elemento-chave em ordem ao futuro foi posto na formação e no cuidado das vocações missionárias, motivando os salesianos para o compromisso generoso e abrindo os horizontes verdadeiramente universais da Igreja e da Congregação. “Sem missionários não há missões”, afirmou.

Outros passos necessários para o futuro são o desenvolvimento de grupos missionários em todas as Províncias e comunidades locais, e a criação de sinergias a vários níveis entre o Don Bosco Network e o Dicastério.

Os trabalhos da Consulta prosseguiram, na tarde de ontem, com duas sessões de trabalho, sobre o Quadro da Actividade Missionária Salesiana e sobre a Dimensão Missionária da Formação Salesiana. No dia de hoje, 29 de Setembro, estão previstas mais 5 sessões de trabalho, ainda centradas no tema da formação missionária, quer inicial, quer permanente.

No dia de amanhã será aprofundado o âmbito da animação missionária e serão definidas as linhas de acção.

Publicado em 29/09/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês