Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

21/9/2010 - RMG - Tudo a postos para 141ª Expedição Missionária
Fotos do artigo -RMG – TUDO A POSTOS PARA 141ª EXPEDIÇÃO MISSIONÁRIA
(ANS – Roma) – Domingo, 26 de Setembro, da Basíliica de Maria Auxiliadora de Turim-Valdocco, partirá oficilamente a 141ª Expedição Missionária. A conferir o mandato missionário estará o Reitor-Mor dos salesianos, padre Pascual Chávez.

Uma celebração solene, num dos lugares mais significativos da história salesiana, a Basíliica de Maria Auxiliadora, será o culminar do envio dos novos missionários para os 5 continentes, um evento que reevoca o primeiro envio missionário, efectuado pelo próprio Dom Bosco a 11 de Novembro de 1875, e sublinha a vocação missionária global da Congregação.

Os Filhos de Dom Bosco que este ano receberão o crucifixo missionário das mãos do Reitor-Mor são 42, mais 9 do que os do ano passado. Muitos deles, 24, provêm das regiões da Ásia, e 10 destes provêm só do Vietnam. Os restantes são provenientes da Europa (7), da América (5) e da África, que este ano, pela primeira, vez oferece mais missionários do que recebe.

Além destes, há mais 3 salesianos que já partiram em missão durante 2010, dois enviados para o Haiti e um para as Ilhas Fiji que, no entanto, encontrando-se já nos territórios de missão, não estarão presentes na cerimónia de envio.

Juntamente com os salesianos serão enviados para a “missio ad gentes” 8 missionárias das Filhas de Maria Auxiliadora e 22 voluntários e voluntárias leigos.

Os novos missionários serão destinados a obras e comunidades de todo o mundo. Alguns deles, entre os quais 11 salesianos, irão em missão para países europeus, uma opção na linha das orientações do CG26 e do compromisso assumido com o Projecto Europa. O carisma salesiano, com a sua opção preferencial pelos pobres, contempla efectivamente também as numerosas bolsas de pobreza, material e espiritual, que se formam ao redor das modernas cidades ocidentais. Além disso, todas as Províncias são responsáveis pelo envio de missionários e a comunhão das comunidades manifesta-se também pelo apoio recíproco na variedade de exigências.

Os missionários salesianos prepararam-se para o envio frequentando um curso apropriado organizado pelo Dicastério das Missões e realizado em Roma e Turim, durante o qual tiveram ocasião de se encontrar com o Reitor-Mor e de aprofundar o conhecimento dos principais lugares salesianos.

A exigência de formação específica para os missionários nasce da consciência de que, no apostolado missionário, o entusiasmo e as riquezas da própria fé, embora fundamentais, por si sós não bastam. Os missionários têm necessidade de instrumentos adequados para se inserir num novo povo, com respeito pelo outro e confiança nele, a fim de que a sua presença seja agradável, eficaz, humilde e discreta.

A missa de envio da 141ª Expedição Missionária será transmitida para todo o mundo através do canal de tv Telepace e em streaming em www.missionidonbosco.tv com ligação a partir das 12:20 horas (TMG+1)

Publicado em 21/09/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês