Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

12/8/2010 - Brasil - Publicação de manuais sobre Educomunicação
Fotos do artigo -BRASIL – PUBLICAÇÃO DE MANUAIS SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO
(ANS – Recife-PE) – A Rede Salesiana das Escolas (RSE) organizou para os dias 13 e 14 de agosto um encontro sobre educomunicação para o Polo Recife, durante o qual se dará a apresentação do recente lançamento pela Cisbrasil e CIB, intitulado “Educomunicação: desafio à Família Salesiana”, da Coleção Literatura Salesiana.

Em sintonia com as tendências do mundo pós-moderno e atentos a seus desafios, as Filhas de Maria de Auxiliadora e os Salesianos, têm há muito dedicado estudos, pesquisas e reflexões sobre a comunicação educativa. Buscam eles compreender seu papel, sua relevância e, sobretudo, seu impacto na educação das novas gerações: estão elas de fato mui marcadas pela digitalização, pelas redes de relacionamento globalizadas e por uma sensação de que doutrinas e práticas didáticas consagradas pareçam fadadas ao fracasso, à obsolescência e esquecimento, quais peças de museu tecnológico, num futuro quase imediato.

Embora possa parecer aos tradicionalistas um simples modismo, entre os tantos que surgem a cada dia, a educomunicação consolida-se rapidamente como novo e importante campo de pesquisa teórica e aplicada. É uma área do saber que busca responder às prementes indagações decorrentes do impacto das novas tecnologias e avanços científicos nos diferentes espaços do convívio social, particularmente no campo da educação.

A publicação conjunta das duas obras – ‘Proposta de educomunicação para a Família Salesiana’, da Equipe de Comunicação Social do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora–Ecosam – e ‘Educomunicação: pequenos passos na nova cultura’, da coletânea GONG, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – revela essa trajetória de estudos educomunicacionais e o compromisso de situar a educomunicacão como ótica e prática educativa transversal à missão e à atualização do carisma salesiano.

O III Encontro da Escola Salesiana na América – III ESA, realizado em Brasília, em maio de 2008 – propôs à Família Salesiana este grande desafio: favorecer a cultura comunicacional inspirada nos valores do Evangelho, educando-nos à comunicação interpessoal, à mediação tecnológica, à expressão e arte, e à formação para o exercício da cidadania, compreendendo as novas linguagens das culturas juvenis na ótica da Educomunicação.

É com o empenho de potenciar a comunicação educativa e torná-la uma eficaz práxis educativo-pastoral que a Rede Salesiana de Escolas faz a publicação conjunta das duas obras, buscando também promover uma reflexão ampla e uma partilha das múltiplas experiências educomunicacionais das comunidades educativas.

Publicado em 12/08/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês