Logo de Ans - Vá a Home Page
ANS – Agência iNfo Salesiana



IT EN ES FR PT PL Versão standard || Só Texto

Imprimir esta página Imprimir   
:. NEWS

16/6/2010 - México - Assembléia da Prelazia de Mixes
Fotos do artigo -MÉXICO – ASSEMBLÉIA DA PRELAZIA DE MIXES
(ANS – Ayutla) – De 7 a 10 de junho, sob a guia do bispo salesiano Dom Héctor Guerrero Córdova, realizou-se a assembléia da Procuradoria de Mixes, reunindo os representantes de todas as Congregações Religiosas empenhadas na Evangelização, na cultura indígena mixe.

Da Assembléia de três dias tomaram parte cerca de 65 pessoas, missionários que trabalham com os indígenas dos Povos Mixes, Zapoteca, Mixteca e Chinanteca. Presentes além de Dom Héctor Guerrero Córdova, Prelato de Mixes, o P. Miguel Agustín Aguilar Medina, Inspetor do México-México (MEM), 20 sacerdotes salesianos, quatro sacerdotes franciscanos. Presentes também as Filhas de Maria auxiliadora e a Inspetora do México-Monterrey, Ir. Marina Nieto; as religiosas da Sagrada Família, do Verbo Encarnado, Servas de Maria Ministra dos Enfermos, a Família do Coração de Jesus, três Representantes dos Servos da Palavra – que colaboram na formação dos agentes pastorais –, onze sacerdotes e dois diáconos diocesanos; além de vários/as catequistas, agentes pastorais e membros dos decanatos responsáveis pela formação e evangelização das respectivas populações.

O encontro iniciou com um retiro animado pelo P. Manuel Anaut Espinosa OFM, que convidou os presentes a refletir e viver com alegria a vocação e a relação com Deus e a proximidade com os destinatários da Evangelização. Depois da apresentação da metodologia de trabalho do Plano Pastoral da Prelazia, o P. Carlos M. Hernández, salesiano, ilustrou o percurso do Planejamento Participativo, instrumento que coletará as informações de cada decanato e a realidade paroquial do lugar, com a sua história, pessoas, sociedade e comunidade cristã.

O salesiano P. Pedro González Villanueva relatou a seguir os progressos feitos na Missão Continental, iniciada na Prelazia em 2008. Sucessivamente, cada decanato reuniu-se para discutir sobre o Planejamento e a Missão Continental, a fim de aperfeiçoar o Plano da Prelazia.

No dia 10 de junho Dom Guerrero Córdova apresentou as Orientações Canônicas da  Prelazia, ilustrando o presente, a rota, as perspectivas futuras, e os projetos. Para encerrar realizou-se uma avaliação da mesma Assembléia e foi constituída uma nova equipe, que se ocupará da coordenação do próximo encontro.
 
Dom Guerrero Córdova convidou todos a darem seu apoio à formação dos leigos e a inserir-se na cultura indígena, empenhando-se na evangelização.

A Assembléia é a reunião mais importante da Prelazia, porque reúne todas as Congregações religiosas e leigas, e unifica os critérios para uma eficaz ação evangelizadora.

Publicado em 16/06/2010

comunica ANS news


As últimas News
14/3/2016 - RMG – Encontro de Mestres de Noviços
14/3/2016 - Brasil – A Educomunicação abre novos horizontes entre os jovens
14/3/2016 - Índia – Iniciativas ecológicas entre as crianças
14/3/2016 - Filipinas – O Reitor-Mor no “Don Bosco Boys Home”
11/3/2016 - RMG – Próximos do P. Uzhunnalil. Fala o P. Cereda


News da última semana
News do último mês